Repórter News - reporternews.com.br
Professores discutem diversidade de textos na alfabetização
O sétimo encontro do Pacto Nacional de Alfabetização da Criança em Idade Certa discutiu os gêneros textuais na alfabetização. Os alfabetizadores aprenderam a identificar os gêneros como a parlenda (uma história contada pelo povo sem autoria definida), a fábula, texto narrativo e texto descritivo, entre outros.
“Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a diversidade de texto na alfabetização”, destaca a técnica Catarina Sales, uma das participantes.
O sétimo encontro ocorreu neste sábado (17.08), em período integral em três pólos: Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Marilce Benedita de Arruda, EMEB Jayme Veríssimo e antiga Escola Couto Magalhães. Os professores tiveram um almoço, no Centro de Atendimento Especializado João Ribeiro Filho.
O Programa de Alfabetização da Criança em Idade Certa é um curso federal e, tem uma ambiciosa meta de alfabetizar todas as crianças - de seis a oito anos num período de três anos.
Segundo a superintendente de Ensino, Currículo e Política Educacional, Eunice Araújo, trata-se de um programa de grande amplitude e o impacto será o melhor possível. “Em três anos vamos ter os resultados e a expectativa é a melhor possível”, ressalta. Ela lembra que Várzea Grande está entre os cerca de cinco mil municípios do país que aderiram ao programa.
O projeto é um mutirão de formação continuada para professores alfabetizadores, que o Governo Federal está fazendo para que ao final do primeiro ciclo – correspondendo ao 3º Ano – os alunos estejam alfabetizados, lendo e escrevendo corretamente, interpretando e calculando.
As ações do pacto serão disponibilizadas pelo Mec com: materiais pedagógicos, referências curriculares; que contribuem para a alfabetização e o letramento- tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.
Fonte:
O Documento
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/11806/visualizar/
Comentários