Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 21 de Agosto de 2010 às 10:04
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


Oito praias mato-grossenses foram consideradas impróprias para banho devido o alto índice de coliformes fecais na água. Os locais receberão placas de aviso aos banhistas. A informação é da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) que divulgou o resultado do monitoramento de balneabilidade realizado em 26 praias da Baixada Cuiabana e região Oeste de Mato Grosso.

O coordenador de Ordenamento Hídrico, da Superintendência de Recursos Hídricos, Leandro Maraschin, revela que pela primeira vez, desde 2003, as águas do Rio Mutuca entraram para a lista de locais impróprios. "Acreditamos que seja algum problema pontual".

Os outros 7 locais já figuravam como não recomendáveis para banho. As praias reprovadas são da Comunidade São Gonçalo, em Cuiabá; Bonsucesso, em Várzea Grande; Praia do Centro, em Santo Antônio; Praia das Veredas, em Santo Antônio; Praia do Rio Paraguai, em Barra do Bugres; Córrego Peraputanga e Praia da Carne Seca, na região de Cáceres.

Para ser considerada satisfatória, a água analisada deve conter até 800 Escherichia coli (coliforme fecal) por 100 mililitros, em 80% das amostras colhidas. A análise é feita durante 5 semanas consecutivas com coleta de água uma vez por semana, em todas as praias. Este ano, o período analisado foi de 14 de junho a 20 de julho.

Maraschin lembra que existem 18 praias próprias que podem ser aproveitadas pelos banhistas de forma segura e saudável. Nadar em local com água contaminada pode ocasionar problemas de pele, infecções intestinais e diarreia. Pessoas com imunidade baixa são mais suscetíveis à contaminação. Diante desta filosofia, este ano passaram a ser analisadas as praias Nortefly, em Nortelândia; praia do Cortado, em Sinop, além da praia do Coxipó do Ouro, que voltou a ser monitorada. Todas são bastante frequentadas.

Próprias - A análise é feita desde 1995. Este ano foram investigadas e aprovadas para banho e visitação de turistas as águas da Praia do Pari, Passagem da Conceição, Ponte de Ferro, Comunidade Coxipó do Ouro (Ponte), Rio Claro, Salgadeira, Cachoeirinha, Cachoeira dos Namorados, Cachoeira da Martinha, Praia do Julião (Cáceres), Praia do Daveron (Cáceres), Praia do Iate Clube (Cáceres), Praia das Embaúbas (Rosário Oeste), Praia do Rio Bugres (Barra do Bugres), Praia Nortefly (Nortelândia), Condomínio Portal das Águas (Lago de Manso), Coxipó-Açu (Sinop).





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/118119/visualizar/