Evitar exposição ao sol é apenas uma das medidas
A orientação da Defesa Civil para as escolas é evitar a prática de atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 16h, lembrando que o período de calor mais intenso ocorre das 12h às 15h. A natação está liberada. A ingestão de muito líquido pelas crianças também é recomendada. O ideal é levar para a sala de aula garrafas de água a serem consumidas durante as atividades.
Outra medida sugerida aos gestores escolares é a redução do intervalo entre as aulas, para que o horário de saída dos alunos do período matutino seja antecipado, evitando que eles sejam liberados em horários próximos ao meio dia, quando a umidade é ainda mais baixa.
Além disso, a Defesa Civil pede que os diretores de escolas que aconselhem as crianças a não permanecerem expostas ao sol durante o recreio, nem se excedam nas brincadeiras, especialmente aquelas com atividades físicas mais intensas.
A recomendação médica para a população geral, independente da idade, é evitar exercícios físicos em ambientes abertos, não se expor ao sol, ingerir bastante líquido e manter os ambientes umedecidos, seja com toalhas molhadas, bacias ou umidificadores de ar. Casos mais graves de ressecamento de mucosa nasal podem ser resolvidos com soluções específicas para manter a umidade do organismo.
Comentários