Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Quinta - 19 de Agosto de 2010 às 08:47
Por: Margareth Botelho

    Imprimir


Se as eleições fossem hoje, os candidatos ao Senado o ex-governador Blairo Maggi (PR) e o ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB) seriam eleitos em Cuiabá. É o que aponta pesquisa Gazeta Dados de voto estimulado, realizada entre os dias 14 e 16 de agosto. Enquanto Maggi obteve 64% da preferência dos eleitores do município, Antero chegou a 31%. O petista Carlos Abicalil, atualmente deputado federal, seria o 3º colocado com 23%.

Para atingir estes percentuais, o instituto fez 500 entrevistas que são capazes de representar o conjunto da população da Capital. A margem de erro é de 4% oscilando para mais ou para menos. Cento e seis bairros foram visitados, divididos em 4 regiões com 25% de amostra para a região Norte, 26% para a região Oeste, 24% para a região Leste e, 25%, para a Sul. A pesquisa está registrada sob o número 28573/2010 no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.

O desempenho daqueles que pleiteiam uma das duas vagas ao Senado nas urnas de outubro ainda mostra o ex-procurador da República Pedro Taques (PDT) com 17% da votação, seguido pelo Procurador Mauro (PSOL) com 7%. Jorge Yanai (DEM) e Naildo Lopes (PV) surgem empatados com 2% cada um.

Esta rodada de pesquisa não reflete a situação após entrada no ar no rádio e na televisão do horário destinado à propaganda eleitoral gratuita, iniciada no dia 17, que é uma grande aposta do conjunto de candidatos.

Os 2 votos

No pleito de outubro, serão oferecidas 2 vagas para o Senado, ou seja, o eleitor vai votar em 2 nomes. Por conta dessa situação, o Gazeta Dados também fez simulações a respeito de como seria a conduta do eleitorado cuiabano, estimado em 386.991 mil. Conforme a sondagem de voto estimulado, Blairo Maggi no 1º voto teria 52% da preferência e, 12%, como alternativa para o 2º nome. Eleitores de Antero possuem comportamento semelhante nas opções. Quinze por cento declaram o 1º voto ao tucano e 16% dariam a ele o 2º voto.

Carlos Abicalil é a 1ª opção de 5% de quem vota na Capital e 18% para o 2º voto. Taques chega a 6% no 1º voto e 11%, no 2º. Procurador Mauro abocanha 2% e 5%, respectivamente. Yanai não é lembrado para o 1º voto e registra 2% como 2º nome. Naildo Lopes ficaria com 1% nas 2 condições. Para a 1ª vaga os indecisos atingem 14%. Na 2ª, o percentual pula a 28%. Brancos e nulos somam 5% e 7%.

Rejeição

Tucano Antero Paes de Barros aparece na pesquisa com um índice de rejeição de 17%, o maior entre os demais candidatos. Em seguida está Abicalil com 11%; Maggi com 6%; Yanai com 5%, empatado com Taques e Mauro. Por último vem Naildo, com 3%. Indecisos vão a 43%, Brancos e nulos reúnem 5%.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/118355/visualizar/