59 têm registros barrados; PSB e PP sentem maiores desfalques
A Justiça Eleitoral barrou 59 pessoas que ingressaram com pedido de registro de candidatura. Entre os vetados por motivos variados, como pendências de multas, renúncias e inclusão como ficha suja, estão os deputados federal e estadual, respectivamente, Pedro Henry (PP) e Gilmar Fabris (DEM) e os vereadores cuiabanos Levi de Andrade (PP) e Francisco Vuolo (PR). Com exceção de Henry, que luta na Justiça em busca do deferimento para concorrer à Câmara Federal, os outros tinham esperança em conquistar cadeira na Assembleia.
O PSB do candidato a governador Mauro Mendes e o PP, que tem Chico Daltro como vice da chapa do peemedebista Silval Barbosa, são as legendas com mais nomes indeferidos para deputado estadual. O Tribunal Regional Eleitoral vetou 12 socialistas e 10 inscritos pelo Partido Progressista. Nesse processo de depuração, sob as regras da lei, o PR perdeu 7 candidatos, o PT teve desfalque de 2, o DEM registrou desfalque de 3 e, o PSDB, de 4.
Essas mudanças podem provocar reviravolta por causa da perda de potencial de votos, o que motiva novas conjecturas sobre os nomes com mais chances de vitória nas urnas. O PSDB do candidato a governador Silval Santos, por exemplo, teve vetado os registros do ex-prefeito de Tangará da Serra e suplente de deputado federal Saturnino Masson e também do empresário Valdinei Teodoro. O DEM ficou sem as candidaturas do deputado Fabris, do ex-prefeito de Colíder Jaime Marques e do vereador por Pontes e Lacerda, Lourival Rodrigues Moraes, o Kirrarinha.
Entre os sete impedidos de se candidatar pelo PR está o vereador por Cuiabá Francisco Vuolo, que já estava com a campanha na rua. Ele tem pendências da campanha de 2008 e, por conta disso, não recebeu carimbo do passaporte para disputar a estadual. O PT ficou sem dois candidatos. No PDT, quem ficou de fora foi Luluca Ribeiro, sobrinho da deputada federal Thelma de Oliveira. O PV teve desfalque de 2, o PTN de 5, o PSL de 3 e o PSC de 5.
A ex-prefeita de Brasnorte Izolina de Moraes e o vereador pela Capital Levi de Andrade estão entre os 10 inscritos pelo PP para concorrer à Assembleia e que foram impedidos, assim como Noêmia Veggi.
Federais barrados
O médico Alencar Farina, que já concorreu, sem êxito, para vereador, deputado federal e vice-prefeito da Capital, acabou renunciando à candidatura à Câmara. Outros 3 petistas também ficaram de fora. O PDT acabou excluindo 4. Embora esteja aparecendo no horário eleitoral, o tenente PM da reserva William Dias (PTB) está com registro indeferido.
O PP também perdeu dois concorrentes com boa visibilidade eleitoral, o já federal Pedro Henry e o empresário de Barra do Garças Roberto Farias. Do PMDB foi barrado o ex-deputado estadual Nataniel de Jesus, enquanto o PR não poderá ter como candidatos a federal o ex-vereador por Sorriso Éderson Dalmolin, o Xuxu, e José Ramalho.
Comentários