Comitê apresenta primeiros resultados do censo da web brasileira
O CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), em conjunto com o NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), apresentou nesta terça-feira (17) os primeiros resultados do projeto "Censo da Web.br".
Após o mapeamento que encontrou 2,17 milhões de nomes de domínios registrados sob a terminação ".br" no fim de julho, os resultados da primeira etapa traçam um retrato governamental da rede.
O estudo identificou 18.796 dos domínios como pertencentes ao governo (terminação ".gov.br"), segundo relatório apresentado pelo NIC.br.
As tecnologias baseadas em software de código aberto são utilizadas por mais de 60% dos sites do governo coletados, enquanto o restante faz uso de plataformas proprietárias.
Na análise feita quanto aos padrões de acessibilidade do W3C (Consórcio World Wide Web), que levam em conta a facilidade de acesso para os usuários, apenas 5% não apresentaram erros.
Também foi realizada uma avaliação da aderência aos padrões WCAB (Web Content Acessibility Guidelines), que definem como tornar as páginas acessíveis a pessoas com deficiências. As páginas em desacordo com os padrões somaram 98% do total.
O projeto "Censo na Web.br" pretende traçar um perfil completo da rede no Brasil, primeiro país a realizar esse levantamento.
Comentários