Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 17 de Agosto de 2010 às 10:10
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


O promotor de Justiça Marcos Machado é o mais cotado para assumir a cadeira do desembargador aposentado Leônidas Monteiro. Ele é um dos sete membros do Ministério Público que se inscreveram para concorrer à vaga destinada ao chamado Quinto Constitucional, que deve ser definida nos próximos dias após um longo ritual, que envolve o MP, Tribunal de Justiça e o governo do Estado. Atualmente, ele trabalha na Vara de Direito Agrário, mas já atuou no combate ao tráfico de drogas, no Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) e na Defesa do Patrimônio Público.

Além de Machado, também estão na disputa Eliana Cícero Maranhão Ayres, Eunice Helena Rodrigues de Barros, Mauro Delfino Cézar, Silvana Corrêa Viana, Jaime Romaquelli e Márcia Borges Campos Furlan. Agora cabe ao Conselho Superior do MP se reunir e eliminar um deles encaminhando uma lista sêxtupla para o TJ. Como o desembargador Leônidas Monteiro é oriundo do Ministério Público Estadual, a lista sêxtupla deve ser feita pelo Conselho Superior do MPE, que é formado por 11 membros, sendo eles procuradores e promotores.

A escolha se dá por meio de votação plurinominal, facultativa e secreta. Caso haja empate, vai entrar na lista o candidato da mais elevada entrância, ou o mais antigo. Caso o empate persista, o mais antigo na carreira deve ser é o escolhido. Assim que a primeira lista for formada, caberá ao Pleno do TJ eleger a lista tríplice a ser encaminhada ao governador Silval Barbosa (PMDB), que vai escolher o substituto de Leônidas.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/118622/visualizar/