O vento faz com que as fuligens sejam transportadas para outras regiões do país.
Fuligem de queimadas de MT provoca chuva "laranja" em outros Estados
As queimadas registradas em Mato Grosso têm causado um reflexo em outros Estados. Na última quinta-feira (12) uma chuva com um tom alaranjado surpreendeu moradores de alguns pontos de Porto Alegre (RS). A garoa sujou diversos carros que ficaram cobertos de fuligem.
De acordo com o meteorologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), José Felipe Farias, a chuva foi provocada por uma precipitação de fuligem das queimadas em Mato Grosso e do Paraguai. "O vento faz com que as partículas de fuligem que ficam no ar, se desloquem para outras regiões. Essas partículas se agregam ao vapor que formam as nuvens, resultando neste fenômeno", explicou o meteorologia ao site TVCA.
O clima seco e o calor favorecem o aumento das queimadas em Mato Grosso. Somente na quinta-feira (12) os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontavam focos de calor em 36 áreas de conservação do Estado. Nos últimos dias também foram registrados incêndios de grandes proporções, como o que ocorreu em Marcelândia e Peixoto de Azevedo.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nos 13 primeiros dias de agosto, Mato Grosso emitiu cinco vezes mais monóxido de carbono do que o estado de São Paulo, com o maior parque industrial do país e uma grande quantidade de veículos circulando.
Previsão do tempo
E a temperatura deve continuar alta nas próximas semanas. De acordo com o Cptec, uma massa de ar quente predomina sobre o Estado, o que deixa o clima seco e quente. A umidade relativa do ar baixa deve chegar a 20% nos próximos dias, o que representa um alerta para a população. Não há previsão de chuva.
Comentários