Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 14 de Agosto de 2010 às 14:10

    Imprimir


O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, reafirmou neste sábado que está em condições de completar seu mandato, que termina em 15 de agosto de 2013. Lugo chegou às 9h40 no horário local (10h40 de Brasília) no mesmo avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que na terça-feira passada o levou ao Brasil.

Sebastião Moreira/Efe
Fernando Lugo deixa o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde passou por quimioterapia
Fernando Lugo deixa o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde passou por quimioterapia



"Felizmente para mim, para minha pessoa, para o ser humano que está diante dos senhores, o quadro é controlável e reversível", disse Lugo, em mensagem lida ao país no aeroporto internacional Silvio Pettirossi.

Lugo estava internado desde a última terça-feira (10) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele iniciou na quinta-feira o tratamento de quimioterapia recomendado pelos médicos depois que exames confirmaram o diagnóstico de câncer linfático em três partes do corpo. Após a sessão de quinta-feira, o governante será submetido a outras cinco em Assunção (Paraguai), no intervalo de três semanas.

Os exames realizados em São Paulo confirmaram o diagnóstico de linfoma em um gânglio inguinal, que foi extirpado em 4 de agosto, outro nódulo no tórax, que não pode ser extirpado, e mais uma lesão em uma região óssea na terceira vértebra.

O governante insistiu que o mal "não vai restringir sua agenda do governo", que neste domingo completa dois anos de um mandato de cinco. Ele enfatizou que "não é somente um desejo, mas uma constatação realizada pelos próprios médicos".

"Não esperem ver um presidente abatido, mas renovado, com energias para avançar sem pausas, sem interrupções, sem descanso na conquista dos grandes objetivos sociais e políticos traçados em nossa agenda", ressaltou em uma emotiva mensagem.

RECEPÇÃO

A recepção no aeroporto Silvio Pettirossi foi liderada pelo Federico Franco, vice-presidente do país quem substituiu Lugo nos últimos quatro dias, acompanhado por ministros, chefes militares e alguns membros do corpo diplomático credenciado no país.

O chefe de Estado agradeceu as expressões de solidariedade que recebeu durante o período em que esteve hospitalizado no Brasil, especialmente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Do terminal, Lugo seguiu para a residência presidencial, onde foi recebido por um festival musical organizado por agrupamentos sociais, e pela tarde está prevista sua presença no 4º Fórum Social das Américas, com seu colega da Bolívia, Evo Morales.

Além disso, Lugo receberá neste domingo o presidente do Uruguai, José Mujica, quem assistirá à versão dos países menos desenvolvidos do Fórum Mundial, além da visita de Estado que realizará esta segunda-feira. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/118922/visualizar/