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Economia
Sábado - 14 de Agosto de 2010 às 07:58
Por: Marcondes Maciel

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Os transportadores de cargas que utilizam os terminais ferroviários de Alto Taquari e Alto Araguaia estão ameaçando paralisar as atividades a partir da próxima segunda-feira, caso as reivindicações de melhorias nos terminais, que são administradas pela América Latina Logística (ALL), não sejam cumpridas.

Na segunda-feira desta semana, eles começaram a coleta de assinaturas dos motoristas de transporte de carga que conduzem o escoamento da produção de Mato Grosso. Pelos terminais passam diariamente cerca de 500 caminhões, com um volume de cargas para desembarque da ordem de aproximadamente 8 milhões por ano.

O pleito com todas as reivindicações dos motoristas foi entregue ao gerente de Terminais da ALL no Mato Grosso, Leonardo Pires do Prado, pelo presidente da Federação dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado de Mato Grosso, Luiz Gonçalves da Costa, e pelo diretor executivo da Associação dos Transportadores de Cargas do Mato Grosso (ATC), Miguel Antônio Mendes.

Segundo eles, a ALL não se mostrou muito favorável aos investimentos necessários, como o asfaltamento do pátio onde os caminhoneiros aguardam para descarregar. "Eles já anteciparam que não pretendem investir no asfaltamento do pátio, que é o principal item da pauta de reivindicação", afirmaram.

De acordo com Miguel Mendes, além do asfaltamento necessário, devido à poeira na seca e lama com o período chuvoso, o pleito pede iluminação e segurança à noite, fim da prática da ALL de bloquear o CPF e placa do caminhão, fim da cobrança do uso dos banheiros (em Alto Araguaia é cobrado R$ 1 e, em Alto Taquari, R$ 2), a criação de mecanismos de registro da chegada do caminhão ao pátio, o comprometimento da empresa em limitar o número de caminhões no pátio, que chega a receber mais de 600 caminhões por dia, quando o limite deve ser de 400, cessar o sistema de som no período noturno, e, por último, os caminhoneiros pedem o aumento do número de tombadores (equipamento de descarga do veículo).

COMUNICADO – Ontem à tarde a ALL enviou nota à imprensa como resposta às reivindicações apresentadas pela Federação dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado do Mato Grosso (Fettremat) e pelo e Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Terrestres. A concessionária esclarece que em 2010 já investiu mais de R$ 13 milhões em melhorias nos terminais, como a sinalização e ampliação de 100 vagas no pátio, implantação de três postos de marcação de fila, bem como obras internas, incluindo novas tecnologias que permitiram dobrar a capacidade de descarga, agilizando o processo de recepção das cargas e reduzindo o tempo médio de permanência dos motoristas no terminal para 5,6 horas. Também foram construídos novos banheiros com chuveiros e água aquecida, além de um restaurante, visando diretamente o benefício dos motoristas que descarregam no terminal. “Atendendo às reivindicações atuais, estão sendo realizadas obras de pavimentação com rachão e pó de brita na via em frente ao restaurante, localizado no pátio, e na sua extensão, até a entrada dos boxes e pátio de marcação e na entrada para a classificação das cargas. A via de acesso entre os terminais será asfaltada. A previsão é de que estas obras estejam concluídas em até 120 dias”.

Até o momento, mais de 200 caminhoneiros assinaram o indicativo de greve e 100% dos mesmos estão a favor da paralisação caso a ALL não atenda a pauta de reivindicações. O recolhimento das assinaturas seguiu até ontem.






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