TAM detém mais de 40% do mercado de aviação doméstico brasileiro
A companhia aérea TAM, que anunciou nesta sexta-feira fusão com a chilena LAN, lidera o mercado de aviação brasileiro e fechou o acumulado dos sete primeiros meses do ano com 42,3% de participação no mercado doméstico e com uma fatia de 84,4% no internacional.
Em ambos os casos, a empresa reduziu a participação, que, no mesmo período de 2009, era de 47,1% e 86,3%, respectivamente.
A empresa atende 44 cidades do país. Considerando também os acordos comerciais firmados com companhias regionais, o número sobe para 88 destinos no território nacional.
No exterior, as operações englobam voos diretos para 18 locais nos Estados Unidos, na Europa e na América do Sul. Com os acordos de code-share, com compartilhamento de assentos em voos com companhias internacionais, é possível chegar a outros 78 destinos.
A TAM encerrou o primeiro semestre com uma frota de 143 aeronaves, operando mais de 700 voos domésticos e 90 internacionais diariamente. O programa de fidelização da companhia aérea tem 7,2 milhões de membros.
A expectativa é de que a fusão das operações com a LAN Chile gere uma sinergia de US$ 400 milhões.
Ontem, a companhia aérea anunciou prejuízo líquido de R$ 154,1 milhões no segundo trimestre, o que se compara ao ganho de R$ 555,1 milhões um ano antes.
O Ebitdar (geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e aluguel de aeronaves, na sigla em inglês) somou R$ 289,2 milhões de abril a junho, avanço de 75,6% na comparação anual.
Comentários