Marcelândia é um alerta para MT e o Brasil, afirma Sérgio Guimarães
O engenheiro civil e ambientalista Sérgio Guimarães, candidato a deputado federal pelo PV, afirmou nesta sexta-feira (13.08) que o que está acontecendo em Marcelândia é uma alerta para Mato Grosso e o Brasil em relação à destinação do lixo e à prevenção do fogo. “Falta fiscalização e ações preventivas dos governos em relação ao problema”, denunciou o coordenador da campanha da presidenciável Marina Silva em Mato Grosso.
Sérgio Guimarães lembrou que o incêndio que destruiu 16 madeireiras e mais de 100 residências no município do Nortão começou no lixão da cidade e se espalhou. O mesmo, recorda ele, aconteceu uma semana antes com o lixão de Rondonópolis, que pegou fogo e as chamas se alastraram por fazendas vizinhas, destruindo pastos, currais e o gado. O fogo quase atingiu o Presídio de Mata Grande.
“Isso demonstra que há um descaso das autoridades quando a destinação do lixo. A Lei de Resíduos Sólidos, sancionada recentemente, proíbe a existência de depósito de lixo a céu aberto (lixões) e determina a construção de aterros sanitários”, enfatizou Sérgio Guimarães. “O alerta que esse tipo de episódio nos traz é que as autoridades não estão preocupadas em cumprir a legislação. Se tivessem, tragédias assim não aconteceriam”, acrescentou.
Comentários