Sindicato diz que apesar de governo estabelecer meta não incentivou a qualificação
Cresce o número de professores sem curso superior no Brasil
O número de professores do ensino básico que não possuem curso superior cresceu nos último três anos de acordo com o censo escolar do MEC (Ministério da Educação). Em 2009, 636 mil docentes lecionava sem o diploma, enquanto em 2007, eram 593 mil. O número alto mostra que a meta da lei de Diretrizes e Bases para a Educação não foi atingida. O aumento indica que a lei também está sendo descumprida.
Segundo a legislação, feita em 1996, todos os professores do ensino fundamental e médio deveriam ter curso superior. O prazo dado pelo MEC foi de 10 anos, portanto, terminaria em 2006 . Mesmo assim o número vem crescendo desde então. A Bahia é o Estado que mais concentra docentes não diplomados, com 101 mil professores sem o curso superior.
O sindicato que representa a categoria diz que não há incentivo do governo para a qualificação dos professores. Com a falta de professores qualificados as escolas se veriam obrigadas a contratar professores sem o diploma. Ainda assim, o sindicato diz que o déficit de docentes chega há 40% no Estado de São Paulo, considerado o mais desenvolvido do país.
Comentários