Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Sexta - 13 de Agosto de 2010 às 00:31
Por: Thalita Araújo

    Imprimir


O primeiro debate ente os quatro candidatos ao governo estadual nas eleições 2010, realizado pela TV Cidade Verde, afiliada Band, na noite desta quinta-feira (12), foi marcado pelo equilíbrio e pela troca das tradicionais acusações por ironias e sorrisos sarcásticos.

Assim, com uma maneira menos grosseira de apontar as falhas e supostas más condutas alheias, os candidatos conseguiram expor opiniões e propostas de governo para áreas como educação, saúde, infraestrutura, segurança pública e outros temas.

Nos bastidores, um clima tenso, revelando a importância que todos os postulantes ao Paiaguás dão à discussão de suas ideias na televisão. No intervalo de cada bloco, muitas trocas de bilhetes e informações entre candidatos e seus assessores.

Wilson Santos (PSDB) manteve as expectativas e teve uma boa atuação, resultado de sua já conhecida - e forte – retórica. Mauro Mendes (PSB) também foi bem avaliado, com um discurso redondo e boas argumentações. Marcos Magno (PSOL), ainda que com discurso menos preparado que os outros, conseguiu levantar importantes questionamentos.

Uma surpresa foi a atuação do governador e candidato à reeleição Silval Barbosa (PMDB). Notavelmente sem a retórica e poder de argumentação de seus principais adversários, Mendes e Santos, ele vinha causando apreensão em sua base, sobre como seria sua participação no debate.

No entanto, mesmo sem ser o “campeão” da rodada e aparentando certa tensão, ele superou as expectativas e conseguiu argumentar a cada questionamento. Silval foi o participante mais atacado, como era de se esperar, já que é o atual comandante do executivo estadual.

Além das “forças equilibradas” durante os cinco blocos e duas horas de programa, foi notável a razoabilidade da conduta dos candidatos. A mediadora do debate, a apresentadora Silvia Popovic, não precisou chamar a atenção de nenhum dos debatedores durante as discussões, nem da platéia presente.

O direito de resposta, ferramenta de quem quer contrapor alguma acusação que acredite ser infundada, também só foi utilizado uma vez por cada candidato.

Além do debate desta quinta na TV Cidade Verde, estão marcados os debates da TV Record, no dia 20 de agosto, e da TV Centro América (afiliadaGlobo), no dia 28 de setembro.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/119141/visualizar/