Gazeta Dados inicia rodada de pesquisa
O Instituto Gazeta Dados, que faz pesquisas eleitorais para divulgação exclusiva nas empresas do Grupo Gazeta de Comunicação, já solicitou os registros das primeiras sondagens sobre a preferência do eleitorado mato-grossense em relação aos candidatos que disputarão o pleito de outubro. Os resultados deverão ser divulgados a qualquer momento, assim que a Justiça Eleitoral autorizar as publicações. A expectativa é de que os primeiros números sejam conhecidos no início da próxima semana.
Realizando pesquisas desde 1992, o Gazeta Dados fará uma rodada estadual, antes do começo do horário de propaganda gratuita no rádio e na televisão, previsto para o dia 17, terça-feira. Além da pesquisa no Estado, o instituto vai destacar separadamente os municípios de Cuiabá e Várzea Grande, os dois maiores colégios eleitorais de Mato Grosso. A Capital tem 386.991 mil eleitores, enquanto a vizinha Cidade Industrial possui 168.258.
Com uma trajetória importante de acertos, o Gazeta Dados em alguns pleitos chegou bem perto de 100% de exatidão nos índices apresentados, inclusive com antecipação de resultados que acabaram se confirmando nas urnas (acompanhe quadro nesta página). "Embora a pesquisa retrate um determinado momento eleitoral, ela é um instrumento democrático e contribui com o eleitor", enfatiza João Dorileo Leal, superintendente do Grupo Gazeta de Comunicação.
Ele lembra que as pesquisas muitas vezes não agradam aos políticos, mas destaca que a verdade constatada nas ruas através dos entrevistadores é o maior patrimônio do instituto, que se consolidou nesses 18 anos de existência pela seriedade. "Não aceitamos encomendas de levantamentos por partidos políticos ou coligações. Nosso objetivo é informar nossos leitores, telespectadores e ouvintes. Foi assim que nos firmamos no mercado e não abrimos mão da confiança depositada no Gazeta Dados".
A segunda rodada de pesquisa deste ano será feita no final de agosto, quando deverá refletir os primeiros dias da propaganda eleitoral e dos debates em programas de televisão. O Gazeta Dados vai mostrar também como está o índice de aceitação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do governador Silval Barbosa (PMDB) e senadores. Ainda fará pesquisa sobre o desempenho do ex-governador Blairo Maggi (PR), do ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) e do atual Chico Galindo (PTB).
Uma novidade que promete bastante repercussão é a decisão do Gazeta Dados de pesquisar a preferência dos eleitores sobre os nomes colocados para a disputa às vagas de deputados federais (8) e estaduais (24). A sondagem será estimulada e ao entrevistado será apresentada uma lista com todos os nomes - e apelidos - dos candidatos registrados na Justiça Eleitoral. Até ontem, eram 92 concorrendo à Câmara Federal e 307 à Assembléia Legislativa. O eleitor deverá indicar apenas 1 nome em que pretende votar para cada cargo.
Numa nova etapa, o Gazeta Dados irá promover levantamentos nos municípios-polos para verificar o desempenho dos candidatos em suas regiões ou bases eleitorais. Sempre utilizando a técnica Survey que, através da aplicação de um questionário estruturado e padronizado, seguindo uma amostra representativa do eleitorado, o instituto apresenta um resultado bastante seguro. O intervalo de confiança chega a 95%, o que significa que, se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prefixada.
Comentários