Campanha eleitoral afasta deputados da Assembleia
A Assembleia Legislativa suspendeu ontem a sessão ordinária do período da tarde devido à ausência e falta de pontualidade dos deputados. Com a proximidade da Eleição 2010, é cada vez mais escassa a presença de parlamentares nas sessões.
O quórum mínimo de deputados para o início da sessão se formou exatamente uma hora e 15 minutos após o horário regimental, às 17h. De 24 deputados, apenas oito estavam presentes: Vilma Moreira (PSB), Antônio Brito (PMDB), Wilson Teixeira (PP), o Dentinho, Benedito Pinto (PMDB), Nilson Santos (PMDB), Ságuas Moraes (PT), Dilceu Dal Bosco (DEM) e Sérgio Ricardo. Informada nos corredores que a sessão foi cancelada, Chica Nunes (DEM) nem entrou no Plenário.
Dentinho chegou a dar início à sessão. Mas foi contestado por Benedito Pinto que defendeu o cumprimento do regimento interno. Segundo o peemedebista, a tolerância para abertura de uma sessão é de 30 minutos. Ultrapassando esse limite, a Casa deveria convocar uma sessão extraordinária - o que não aconteceu.
Na parte da manhã, a sessão ocorreu com a presença de poucos deputados. A rigor, as sessões na Assembleia eram realizadas na terça-feira, quarta e também na quinta-feira. Antes do recesso, a sessão de quinta já havia sido suprimida.
Como todos os deputados são candidatos nesta eleição, eles tentam conciliar o trabalho no Legislativo com a campanha eleitoral. Vinte e um deles tentam reeleição, Ságuas Moraes tenta uma vaga na Câmara Federal e outros dois disputam o cargo de vice-governador: Dilceu Dal Bosco (DEM) concorre com Wilson Santos (PSDB) e Otaviano Pivetta, candidato a vice do empresário Mauro Mendes (PSB). Pivetta, porém, tirou licença da Assembleia para se dedicar exclusivamente à campanha.
Comentários