A televisão Cidade Verde, afiliada da Band, canal 12, coloca hoje frente a frente os quatro candidatos ao governo do Estado
Candidatos ao governo de MT prometem debate de propostas
Os candidatos ao governo de Mato Grosso gastaram boa parte do dia de ontem com os preparativos para o primeiro debate televisivo, que será realizado hoje, às 21h, pela TV Cidade Verde, afiliada da Band, canal 12.
A preocupação é grande por parte dos candidatos porque a televisão é o veículo de comunicação que tem o maior alcance de público. Além disso, os quatro candidatos, o governador Silval Barbosa (PMDB), o ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB), o empresário Mauro Mendes (PSB) e Marcos Magno (Psol), estarão lado a lado e o eleitor poderá fazer uma análise comparativa dos aspirantes.
Todos prometem uma campanha propositiva, com a apresentação do plano de governo e sem ataques pessoais. No entanto, os candidatos já apontam pontos fracos da gestão dos adversários políticos.
Ontem, Wilson Santos passou o dia todo estudando para o programa, debruçado sobre o plano de governo. Uma equipe técnica também o ajuda, como os coordenadores Pedro Pinto, Mauro Camargo e Paulo Ronan. Nesta semana ele ficou rouco e quase sem voz. Ele desmarcou todos os compromissos que tinha para se recuperar e também se preparar para o debate.
Com uma longa trajetória na política, Wilson também é professor, tendo atuado na área de cursinhos pré-vestibulares, daí ter uma boa oratória. Ele aposta que pode crescer na intenção de votos nos debates e no horário eleitoral gratuito.
O governador Silval Barbosa encontra mais dificuldade de achar “tempo livre” para se dedicar exclusivamente à preparação para o debate por conta das atividades de governo. Ontem, além de despachar no Palácio Paiaguás, ele também gravou programas para o horário eleitoral.
Mas conforme seu coordenador de comunicação, o jornalista Osmar Carvalho, Silval não terá dificuldade porque conhece bem o governo, participou do núcleo sistêmico na gestão de Maggi, enquanto ainda era vice-governador, a agora é o atual governador. Mesmo assim, ele se reunirá com a sua equipe de marketing.
O empresário Mauro Mendes se reúne ainda hoje com sua coordenação de marketing para mais uma rodada de estudo sobre a linha do debate. Entretanto, Mauro diz que a preparação para o debate está sendo feita há mais de quatro meses, quando começou a campanha. “A preparação não é feita no dia, mas ao longo do tempo, depende da trajetória e acúmulo de conhecimento de cada um, por isso não tem segredo”, disse.
Já o candidato do Psol, Marcos Magno, não tem uma equipe de marketing, mas esteve reunido ontem com pessoas do partido para alinhar a apresentação de propostas e definir as perguntas que fará aos adversários. Com pouca expressividade no processo eleitoral, o candidato vai aproveitar o debate para ser visto pelo grande público.
A mediação do debate será feita pela jornalista Silvia Poppovic. Com início às 21h, a previsão de duração do programa é de duas horas, divididas em cinco blocos. No primeiro fica a apresentação dos candidatos; no segundo e terceiro blocos os adversários fazem perguntas entre si, com direito a réplica e tréplica; no terceiro, respondem a perguntas de jornalistas da emissora; e o quinto e último bloco fica reservado às considerações finais.
Comentários