Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Brasil Eleições 2012
Quarta - 11 de Agosto de 2010 às 20:34

    Imprimir


O TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral) manteve o veto à candidatura à reeleição da deputada federal Maria do Rosário (PT).

A congressista apresentou recurso à corte para reverter a decisão de negar o seu registro de candidatura por causa de dívidas de campanha de 2008, quando ela disputou e perdeu a Prefeitura de Porto Alegre.

A polêmica gira em torno de R$ 898 mil que deixaram de ser pagos e que provocaram a rejeição das contas da campanha.

A Justiça Eleitoral gaúcha seguiu decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), do último dia 3, que para obter a certidão de quitação eleitoral --pré-requisito para o registro de candidatura-- políticos precisam ter contas de campanhas passadas aprovadas.

Segundo a defesa da deputada, os débitos já vinham sendo pagos. Os R$ 595 mil restantes, alegou a defesa no recurso, foram assumidos e pagos pela direção nacional do PT na última sexta-feira.

Hoje à tarde, os seis juízes do TRE gaúcho, por unanimidade, rejeitaram o argumento porque a quitação do débito só foi realizada após a decisão do TSE.

Maria do Rosário exerce o seu segundo mandato consecutivo na Câmara dos Deputados. Em 2008, ela disputou o segundo turno da eleição de Porto Alegre contra o peemedebista José Fogaça, hoje candidato a governador.

Por meio de sua assessoria, a congressista informou que vai apresentar recurso ao TSE para tentar reformar a decisão e se diz otimista com o futuro de sua candidatura porque o débito que gerou a controvérsia foi pago. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/119321/visualizar/