Conab faz leilão de 800 mil toneladas de milho de MT
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai realizar nesta quinta-feira o décimo leilão de Prêmio para o Escoamento de Produto (PEP) de milho. Desta vez, Mato Grosso vai ofertar 800 mil toneladas ao invés de 1,2 milhão de toneladas que vinham sendo colocadas à venda nos três leilões anteriores. Em contrapartida, a companhia também já publicou aviso para a realização do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), o primeiro da modalidade nesta temporada e que ocorrerá na próxima semana (19), com o estado ofertando 250 mil toneladas.
A flexibilização nos mecanismos de apoio à comercialização nesta reta final de leilões visa possibilitar a participação dos produtores que ainda não conseguiram comercializar nas ofertas públicas anteriores e, mais uma vez, atende ao pedido da Aprosoja.
"Devemos ressaltar novamente o bom diálogo e o entendimento que tivemos com o Ministério (Agricultura) e com a Conab, o que levou ao atendimento das demandas que a Associação buscou na base, com os associados, com o objetivo de melhorar os preços em relação ao que vem sendo praticado pelo mercado", pontua o presidente da Aprosoja Glauber Silveira.
Em todos os estados participantes dos leilões de PEP serão ofertados 1,230 milhão de toneladas nesta quinta-feira (MT, GO, MG, MS, PR, RO) e na semana que vem será um total de 300 mil toneladas por meio do Pepro, para Mato Grosso e Goiás.
As operações desses leilões terão que ser comprovadas até o dia 15 de março de 2011.
Comentários