Servidores e sociedade concluem Curso de Libras em Santo Afonso
A prefeitura municipal de Santo Afonso, através da Secretaria Municipal de Educação, acaba de concluir um Curso de Libras, dirigido aos professores da rede municipal e estadual de ensino, servidores da Ação Social, Saúde, CRAS, Educação e integrantes da sociedade civil organizada. O objetivo é facilitar a comunicação com as pessoas portadoras de alguma deficiência, capacitando os profissionais e servidores para atender esta parcela da comunidade.
As línguas de sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas, ao contrário do que muitos imaginam, as línguas de sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias. Atribui-se às línguas de sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis lingüísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico.
As Línguas de Sinais não são universais. Cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional. Como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região (os regionalismos), o que a legitima ainda mais como língua. Os sinais são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo ou no espaço onde esses sinais são feitos. Nas línguas de sinais podem ser encontrados os seguintes parâmetros que formarão os sinais. Para conversar em LIBRAS não basta apenas conhecer os sinais de forma solta, é necessário conhecer a sua estrutura gramatical, combinando-os em frases.
O prefeito municipal Silvio Souto, disse que a idéia é facilitar o entendimento por parte das pessoas que trabalham no serviço público local, do mundo das pessoas com deficiência auditiva, por exemplo, melhorando assim a prestação de serviços, atendendo inclusive no caso da educação a sala multifuncional, e no caso dos demais servidores a interação com essa camada da população.
“Não tenho dúvida de que o curso vai facilitar a vida tanto dos servidores como das pessoas, ou seja, estamos assim buscando atender toda a sociedade” sintetizou o prefeito.
A formação dos professores nesta área é considerada de fundamental importância pela atual gestão, no sentido de universalizar o ensino público municipal, fazendo com que atinja todas as camadas da população. (colaborou Portal Libras)
Comentários