MST comemora 15 anos de ocupação em MT
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) completa, no próximo sábado (14), 15 anos de existência em Mato Grosso. A comemoração contará com atos políticos em favor da reforma agrária e seminários, inclusive ministrados por Anita Prestes, filha de Luiz Carlos Prestes e Olga Benário.
A comemoração começa amanhã e se estende até sábado, quando será lembrado o 15º aniversário da primeira ocupação do Movimento em Mato Grosso, realizada em 14 de agosto de 1995, na região de Rondonópolis e Pedra Preta, Sul do Estado. Haverá ainda mostra de vídeo, curso de formação de quadros e show nacional com o cantor Zé Geraldo. Mais detalhes da programação podem ser vistos no site "www.mst.org.br"
A programação foi anunciada ontem por dois coordenadores estaduais do MST: Vanderly Scarabeli e Rosângela Rodrigues. Eles afirmam que a comemoração é uma forma de discutir o passado, o presente e futuro do MST, que se consagra como o maior movimento popular da América Latina. A afirmação foi feita durante encontro com jornalistas que o Movimento promoveu na tentativa de se aproximar mais e se colocar à disposição da imprensa.
"O MST é fruto de um processo histórico e aquela ocupação da fazenda Aliança foi decisiva para os destinos do Movimento. Ou dava certo aquela ação ou talvez não estaríamos aqui hoje. Temos que lembrar daquele episódio e de tantos outros para orientar as nossas ações futuras", afirma Vanderly, ao frisar que pelo menos 6 companheiros morreram no Estado na luta contra o latifúndio que marca a economia de Mato Grosso. O MST está presente em 24 estados brasileiros.
Comentários