Os quatro candidatos ao governo de Mato Grosso confirmaram presença para o programa, ao vivo, com duas horas de duração
Band promove 1º confronto entre os candidatos ao governo de MT
Acontece nesta quinta-feira, às 21h, o primeiro debate televisivo entre os candidatos a governador de Mato Grosso, realizado pela TV Cidade Verde, afiliada da Band, canal 12.
Os quatro candidatos confirmaram presença: o governador Silval Barbosa (PSDB), o ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB), o empresário Mauro Mendes (PSB) e o Marcos Magno (Psol).
Para garantir a isonomia na condução do programa, a jornalista e apresentadora Silvia Poppovic fará a mediação do debate. Ela tem grande experiência em mediação de debates, tendo participado dos primeiros realizados pela TV Band, há 20 anos.
Segundo o diretor de jornalismo da TV Cidade Verde, José Roberto Amador, o Bebeto, esse debate é esperado porque dará o tom da campanha ao governo, que até agora se mostra morna. Além disso, o primeiro debate acontece antes do início do horário eleitoral gratuito, que começa exatamente uma semana depois do primeiro confronto, no dia 17.
“Temos a preocupação em dar um show de competência técnica e isenção no jornalismo. Quem ganha com isso é o público, que pode ver os candidatos frente a frente e fazer uma análise comparativa”, disse Bebeto.
Com início às 21h e previsão de duração de duas horas, o debate será dividido em cinco blocos. No primeiro, a mediadora fará a apresentação dos candidatos e fará uma pergunta genérica a cada um.
O segundo e terceiro blocos ficam reservados ao enfrentamento dos candidatos. Cada candidato fará uma pergunta aos outros três candidatos e consequentemente responderá a uma pergunta de cada um dos concorrentes. Nessa fase há a possibilidade de réplica e tréplica. O direito de resposta será analisado por uma pequena comissão formada por dois juristas e um jornalista. O candidato terá o direito de se defender no início do bloco subsequente.
No quarto bloco os quatro candidatos responderão a perguntas de jornalistas da casa. Oito temas já foram selecionados, em comum acordo com a assessoria dos candidatos. Haverá o sorteio de quatro desses temas e cada candidato responderá a uma questão sobre o determinado assunto, formulada pelo jornalista convidado. Nessa fase, não haverá possibilidade de réplica.
O quinto e último bloco fica reservado às considerações finais.
Os quatro candidatos já se enfrentarem em um debate, mas por um veículo diferente, uma rádio de Cáceres. Agora, com o debate na TV, a abrangência do público será muito maior. A caixa de luz que é a televisão mostrará ao eleitor não só as ideias de cada candidato, mas a postura de cada um, capacidade de raciocínio e formulação de respostas.
Comentários