Carta para presidenciáveis encerra Encontro Nacional de Oficiais Militares nesta quarta-feira
Trocar experiências, promover o encontro e uniformizar a linguagem em torno das reivindicações dos oficiais militares de todo o país. Estes são alguns dos objetivos da décima edição do Encontro Nacional de Entidades Militares Estaduais (Eneme). O evento, iniciado ontem (09/08), prossegue até amanhã (11/08), no Hotel Ilha do Boi, em Vitória, no Espírito Santo.
A programação do evento inclui a elaboração da Carta de Vitória, um documento a ser encaminhado para os candidatos à Presidência da República. A finalidade é relatar as expectativas dos militares em relação ao projeto nacional de Segurança Pública.
A Carta de Vitória será assinada durante a Assembleia Geral da Federação Nacional de Entidades Militares Estaduais (Feneme), marcada para 8 horas, na Sala Ilha Bela, no Hotel Ilha do Boi. Na parte da tarde, às 14 horas, será a vez da realização da Assembleia Geral da Associação de Oficiais Militares Estaduais do Brasil (AMEBRASIL), no mesmo local.
O encontro é uma iniciativa da Associação dos Militares da Reserva, Reformados, da Ativa da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e Pensionistas de Militares do Estado do Espírito Santo (Aspomires), da Associação dos Oficiais Militares do Espírito Santo (Assomes) e da Feneme.
Pela primeira vez, o Espírito Santo sedia o encontro, organizado sempre em uma unidade federativa diferente. O evento reúne cerca de 200 militares de várias partes do país, dentre eles: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Maranhão e Piauí.
Debate nacional
De acordo com o presidente da Feneme, Cel Marlon Jorge Teza, a missão do encontro não é discutir questões particulares dos estados, mas os temas nacionais, principalmente, neste momento de preparação para as eleições dos mandatários dos Poderes Executivo e Legislativo Federal.
Nos dois primeiros dias do evento foram discutidos temas como a reformulação do Conselho Nacional de Segurança Pública, a criação de um piso salarial nacional, a definição de um modelo de Segurança Militar para o país, a criação de uma verba para a Segurança e a fortalecimento de uma consciência política entre a oficialidade.
Programação
Quarta-feira – 11 de agosto de 2010
08h – Assembleia Geral da FENEME
Local: Sala Ilha Bela – Hotel Ilha do Boi
9h30 – Coffee Break
10h – Continuação da Assembleia/FENEME
12h – Almoço
Local: Restaurante Hotel Ilha do Boi
14h – Assembleia Geral da AMEBRASIL e encerramento do encontro.
Local: Sala Ilha Bela – Hotel Ilha do Boi
Comentários