Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Terça - 10 de Agosto de 2010 às 20:11

    Imprimir


A Concrete Show South America 2010, a maior e mais representativa feira sobre tecnologia em concreto para construção civil da América Latina e a segunda maior do mundo, já definiu a programação do Concrete Congress, o programa de seminários e palestras do evento. Macro-temas vão nortear as discussões com o objetivo de atender a demanda do mercado aquecido e ávido por soluções tecnológicas. São eles: Brasil dos Esportes: infraestrutura e instalações esportivas, Controle de qualidade/laboratórios e Industrialização das edificações. Destaque especial para o Concrecopa, um programa sobre o Brasil dos Esportes que abordará temas relativos a realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014.

“Vários temas hoje são importantes dentro da construção civil e o Brasil dos esportes sem dúvida tem destaque especial. Para isso criamos o Concrecopa, que trará palestras sobre o Brasil dos Esportes. A Concrete Show a fim de atender a demanda por soluções e sistemas construtivos a base de concreto vai trazer bastante informação e novidades aos visitantes e congressistas do evento este ano”, disse Cláudia Godoy.

Em 2010 o Concrete Congress cresceu 27% no número de seminários, palestras e workshops. No total serão 15 seminários com mais de 150 palestras simultâneas durante a feira. A 4ª edição da Concrete Show South America 2010 acontece entre os dias 25 e 27 de agosto em um total de 36.500 m² de área de exposição indoor e outdoor do Transamérica Expo Center, em São Paulo – 48% maior que a edição do ano passado. A 20 dias de sua abertura oficial, tem 100% dos seus espaços vendidos atingindo a totalidade disponível do complexo de exposições, confirmando a boa e promissora fase do setor no Brasil. E os números de seu crescimento em relação à edição de 2009 mostram que o evento pegou carona no aquecimento do setor da Construção brasileira. No ano passado, eram 300 os expositores presentes na feira. Este ano estão confirmados 400 expositores. Por fim, é esperado um público de 20 mil pessoas, contra os dezoito mil profissionais presentes no ano anterior.

Maratona de seminários

O Concrete Congress começa no dia 25 de agosto, das 8h30 às 19 horas, com o 12º Seminário Tecnologia de Estruturas e Fundações, coordenado pelo Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo). O evento é um dos mais tradicionais do sindicato e, neste ano, abordará temas atuais e necessários para a evolução tecnológica das estruturas de edifícios. Nele, serão apresentados cases de projeto e construção de obras significativas no Brasil e no exterior, além de palestras técnicas com especialistas de elevado conhecimento.

No dia 26 de agosto haverá, das 8h30 às 13 horas, com coordenação da Anapre (Associação Nacional de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho), o 4º Seminário de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho. O evento tem o objetivo contribuir para o aprimoramento e conhecimento técnico dos profissionais que atuam no setor de pisos industriais. Os temas abordados neste ano serão: reciclagem em pisos e revestimentos de alto desempenho; lapidação de pisos de concreto - mercado e procedimentos; salas limpas, pisos condutivos e dissipativos; estratégia empresarial e capacitação de mão de obra; e a importância da planicidade e nivelamento em pisos industriais.

Além das palestras técnicas, o seminário reserva um momento para a entrega do II Prêmio Anapre de Planicidade e Nivelamento, concurso voltado a executores de piso que executaram obras com área maior que 2000 m² medidas com projeto de pisos que contemplaram as especificações dos índices de planicidade e nivelamento, com FNumbers medidos por profissional certificado pelo fornecedor do equipamento de medição.

O Sinaprocim (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento) e a Abilaje (Associação Brasileira da Indústria de Lajes) promovem no dia 26, das 9 às 13 horas, o Seminário Soluções construtivas em lajes pré-fabricadas para habitações de interesse social. Serão apresentadas, durante o encontro, soluções em lajes pré-Fabricadas (painéis treliçados - com a possibilidade de se eliminar revestimentos), que contemplem agilidade e eficiência, para a construção, aliados à qualidade e custo competitivo de um produto pré-fabricado. O seminário é destinado à projetistas/calculistas, fabricantes, construtores e profissionais da área da construção civil.

Ainda no dia 26 de agosto, a Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada do Concreto) promove, das 8 às 13 horas, o seminário Industrialização da Construção em Concreto: Solução, para os novos desafios do Brasil”. O encontro vai trazer uma abordagem sistêmica do processo unindo, tecnologia, qualidade, inovação e sustentabilidade ao contexto da industrialização em concreto. Coordenado por Íria Lícia Oliva Doniak, diretora executiva da Abcic, contará com a presença de palestrantes nacionais Roberto de Souza (CTE),Vanderley John (USP), Rafael Lucchesi (CNI), destacando ainda o consultor internacional (Alemanha) Dr. Jünger Krell que abordará o tema concreto auto-adensável. Além do seminário a ABCIC organiza a ilha do pré-moldado, onde 16 empresas vão expor suas soluções.

Copa do Mundo

O Concrete Congress terá, ainda, um seminário dedicado a Copa do Mundo de 2014 no Brasil: o Concrecopa 2010. Temas como a construção de estádios, instalações esportivas e de toda a infraestrutura que a Copa do Mundo de 2014 demandará no Brasil serão debatidos durante o encontro. O Concrecopa terá palestrantes de renome nacional e internacional que apresentarão cases de sucesso, além de tecnologia em edificação de estádios, instalações esportivas e infraestrutura. Fergus McCormick, engenheiro-chefe do Estádio Olímpico de Londres, que será utilizado durante as Olimpíadas de 2012, é um dos destaques da programação, que tem início marcado para às 14 horas. As mesas do Concrecopa serão as seguintes : Morumbi ou Outra Arena? As Marcas de um Novo Estádio na Dinâmica Urbana de São Paulo e Estádios da Copa: o Concreto no Mundial de 2014.

A Bloco Brasil realizará no dia 26 o Seminário de Alvenaria Estrutural, que abordará as soluções para o programa Minha Casa, Minha Vida e os pavimentos permeáveis no combate às enchentes. O seminário, que acontecerá das 8 às 18 horas será dividido em duas partes: no período da manhã acontecerão três palestras relacionadas à alvenaria estrutural com blocos de concreto. À tarde desse mesmo dia, acontecerão cinco palestras tratando da pavimentação de ruas e calçadas com pisos intertravados blocos de concreto. As duas partes do seminário abordarão também as revisões e atualizações de normas técnicas relacionadas ao cálculo, execução e controle de obras com blocos de concreto e à nova norma de assentamento de piso intertravado, que estão em processo de discussão/aprovação pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As palestras serão encerradas com debates entre os presentes ao evento e palestrantes.

A Abesc (Associação Brasileira de Serviços de Concretagem) vai promover o Seminário Novas metodologias na execução de fundações, contenções e melhoramentos do solo, das 14 às 18 horas. A Abrasfe (Associação Brasileira das Empresas de Formas e Escoramentos) também fará, no mesmo dia e horário, o Seminário de Formas e Escoramentos Metálicos, com o objetivo de mostrar as tecnologias disponíveis em soluções de fôrma e escoramento que permitam racionalizar a execução de estruturas de concreto moldadas in-loco, sejam elas prediais, comerciais, industriais ou pesadas.

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) promoverá no dia 26 uma séria de seminários. A programação é a seguinte: Seminário Infraestrutura Urbana de Transportes em Concreto, das 8h às 12h; Seminário O Concreto da Próxima Década: Investigações e Tendências, das 8h às 13h; Seminário Desenvolvimento Empresarial Sob Medida para Fabricantes de Blocos de Concreto, das 14h às 18h; e Seminário as Paredes de Concreto: Como estamos fazendo, das 9h às 18h. No dia 27, das 9h às 13h, a ABCP apresenta o seminário Revitalização de Espaços Públicos com produtos à base de Cimento. A entidade encerra sua programação de palestras técnicas com a entrega do Prêmio Nacional Soluções para Cidades para estudantes de arquitetura e urbanismo.

A ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) realizará no dia 27 de agosto, das 8 às 13 horas, o Workshop Melhoria Contínua em Projeto, Execução e Manutenção de Estruturas. Destinado a projetistas, tecnologistas, construtores e fornecedores de concreto, apresentará três palestras: Dosagem e controle de concreto sob o enfoque de vida útil, Normas de Desempenho - Atendimento e resultados esperados e Minimizando Problemas. As conferências vão abordar projetos, especificação correta dos materiais, validação destes materiais antes de sua utilização na obra, sua perfeita aplicação e conservação ao longo do tempo.

Ciclo de palestras

O Concrete Congress terá, ainda, um ciclo de palestras nos três dias da Concrete Show South America, sempre das 13 às 19 horas. No dia 26, os temas abordados serão os seguintes: Salas limpas, pisos condutivos e dissipativos, Retração em pisos de concreto causas, conseqüências e condições de contorno, Aplicação de gruas no transporte de concreto, Execução do sistema de impermeabilização de laje sob pressão do novo Largo da Batata com o uso de manta de PEAD aderido a concreto, Execução do Sistema de Impermeabilização Pré-aplicado totalmente aderido para Laje de Subpressão e demais Estruturas Subterrâneas, Impermeabilização de estruturas de concreto na área de saneamento , Movimentação e Fixação de Pré-Moldados de Concreto e Impermeabilização - Uma ação em favor da Segurança e Conservação Patrimonial.

No dia 27 de agosto, o programa do Ciclo de Palestras terá os seguintes assuntos: Os pré-moldados de concreto na organização industrial dos canteiros de obras, Sistema Construtivo Habitacional em Estrutura Pré-Fabricada, Impermeabilização de estruturas de concreto com Sistemas de Cristalização Capilar, Controle da Umidade na Produção de Massa de Concreto, Perfomance e Versatilidade da Utilização de Anodos de Sacrifico no Combate a Corrosão do Concreto Armado e Tecnologia e Produtividade em Instalações Industriais.


Serviço
Concrete Show South America 2010
De: 25 a 27 de agosto
Transamérica Expo Center
Rua Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387, das 13h às 20h
Organização e promoção: UBM Sienna
Informações: www.concreteshow.com.br ou concrete@concreteshow.com.br
Telefone: (11) 4689-1935






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/119475/visualizar/