Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 09 de Agosto de 2010 às 18:42
Por: Denise Souza

    Imprimir


O Procon Mato Grosso é único representante dos órgãos de defesa do consumidor da região Centro-Oeste no Seminário Internacional sobre Normas e Práticas de Vigilância de Mercado e Consumo, que ocorre nesta segunda e terça-feira (09 e 10.08), em Lima (Peru).

O convite para participação no evento foi feito ao governo brasileiro pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). A indicação do Procon Mato Grosso foi do Ministério da Justiça, que também solicitou a participação de um representante da Vigilância Sanitária de cada região do País.

O objetivo é criar uma Rede de Consumo Seguro e Saúde para compartilhar as informações pertinentes entre os países envolvidos, tais como normas e práticas de fiscalização eficiente. Além de formar um sistema de alerta rápido sobre a segurança de produto, interligado entre os países. Isso conteria mais rápido os possíveis efeitos danosos ao consumidor.

Já interligar as ações dos órgãos de defesa do consumidor e da Vigilância Sanitária permite um controle mais eficaz dos produtos e serviços colocados no mercado de consumo.

Segundo a superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza, atualmente muito trabalho é feito, mas fica pequeno diante da fragmentação das ações realizadas de forma isolada. “Com esse projeto o cidadão brasileiro estará mais protegido. Teremos como saber, por exemplo, porque os produtos da mesma marca e mesmo fabricante são melhores e mais baratos na Europa do que no Brasil”, explica.

A grande constatação é que falta responsabilidade social por parte de muitas empresas que colocam produtos não seguros no mercado. “Essa atitude coloca em risco a vida e segurança dos consumidores. O consumo é global e iniciativas de solução para os problemas existentes também devem ser globais”, conclui.

REPRESENTAÇÃO

É a primeira vez que o Procon MT representa os órgãos de defesa do consumidor da Região Centro-Oeste e é indicado para uma participação internacional.

“Este é o fruto do trabalho responsável de uma equipe que não mede esforços para assegurar os direitos dos consumidores, tanto que somos referência nacional entre os Procons do país”, destaca a superintendente Gisela Simona.

Além do Brasil e do Peru participam da reunião representantes dos Estados Unidos, Suriname, República Dominicana, Peru, Chile, Guatemala, Espanha, Argentina, Jamaica, El Salvador, Nicarágua, Equador e Barbados.

Para mais informações procure o Procon Estadual. O órgão atende ao público das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) nº 917, no bairro Araés. Os telefones para esclarecimentos de dúvidas são 151 e 3613 8500.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/119635/visualizar/