Band realiza 1º debate entre candidatos; clima deve ser tenso
Está quase tudo pronto para o primeiro debate na televisão com os candidatos ao Governo de Mato Grosso. Nesta quinta (12), a partir das 21h15, a TV Band colocará frente a frente Mauro Mendes (PSB), Wilson Santos (PSDB), Silval Barbosa (PMDB) e Marcos Magno (Psol). O cenário terá 5 bancadas, no estilo adotado pela Rede Bandeirantes, e os candidatos deverão ficar em pé para responder às perguntas. Mendes e Silval ficarão do lado direto da mediadora, enquanto Wilson e Magno do lado esquerdo. A produção não autorizou que candidatos levem ao estúdio qualquer tipo de documentação. A mediação não aceitará receber copias de documentos ou eventuais denuncias. Os candidatos só poderão dispor de papel e caneta.
Quatro câmeras registrarão todos os detalhes do debate, uma geral, outra focada no mediador e duas cruzadas direcionadas aos candidatos. O espaço será o mesmo do estúdio que abriga o MT Urgente e o Cidade 40 graus. Cerca de 60 pessoas da emissora trabalham na organização, que contará com 16 seguranças na parte interna, além dos policiais militares do lado de fora da emissora. No estúdio, 30 convidados, entre eles três assessores de cada candidato, poderão ficar no auditório. A imprensa terá acesso a uma sala vip montada para 100 convidados. Do lado de fora, a rua será fechada para dar espaço aos carros de som e cabos eleitorais dos concorrentes.
Serão duas horas de debate, dividas em cinco blocos e quatro "breaks". O primeiro bloco terá 12 minutos reservados para explanação, com abertura da mediadora Silvia Poppovic, que fará a mesma pergunta aos quatro candidatos, com assunto genérico. Eles terão 1 minuto e 30 segundos para responder. O segundo e terceiro bloco serão dedicados a perguntas e respostas entre os candidatos. Cada um vai fazer três perguntas e responderá três, com 30 segundos para o questionamento e 1 minuto e 30 segundos para a resposta, além de 1 minuto para réplica e 1 para tréplica.
No total, são doze perguntas divididas em 12 minutos no primeiro bloco e 32 minutos no segundo. O quarto bloco terá 15 minutos reservados aos jornalistas da casa. Serão quatro comunicadores: o diretor de jornalismo da TV Band José Roberto Amador, o Bebeto, a editora e apresentadora do Jornal Mato Grosso Franchesca Bogo, o apresentador do MT Urgente Adão Oliveira e um jornalista da redação da emissora que ainda será escolhido. Eles farão apenas uma pergunta cada para um dos candidatos com ordem definida em sorteio. Os concorrentes ao Palácio Paiaguás terão 1 minuto e meio para responder e um de seus adversários, também definido por sorteio, terá 1 minuto para comentar a resposta do outro candidato.
No quinto e último bloco serão feitas as considerações finais com dois minutos para cada candidato. Uma comissão formada pelo diretor de jornalismo, o advogado da empresa e um jurista convidado analisará possíveis pedidos verbais de direito de resposta. Caso seja concedido, o candidato terá 1 minuto no começo do bloco seguinte ao solicitado. “Estamos à procura de um jurista ainda. É difícil achar alguém nesta época que seja isento de algum partido”, explica Bebeto.
A emissora estuda a possibilidade de um segundo debate no começo de setembro, onde os eleitores terão espaço para fazer perguntas. “Dependemos da negociação com a rede para liberar um horário. Caso exista um segundo debate, terá temas específicos para serem aprofundados”, diz Bebeto. “Queremos mostrar para o eleitor, o candidato sem maquiagem. Exatamente como ele é, não como aparece no horário eleitoral”, conclui.
Comentários