Prorrogada permanência da Força Nacional na fronteira de Mato Grosso
De acordo com o governo, a presença do grupamento nacional visa garantir, ainda, o apoio operacional e prontidão para ação imediata nos casos em que forem detectadas práticas criminosas nas regiões de fronteira do país, nos respectivos Estados. O prazo poderá ser prorrogado, em caso de necessidade. A portaria de número 2.049 foi publicada pelo Ministério da Justiça.
Somente em Mato Grosso, a operação Sentinela registrou altos índices de apreensão de entorpecentes. Nos dez primeiros dias de julho, por exemplo, foram aproximadamente 116 quilos de pasta-base de cocaína. Balanço divulgado pela PF apontou que o último flagrante resultou na localização de dois quilos da droga em um ônibus que fazia a linha Porto Velho-Cuiabá.
A abordagem ocorreu em Pontes e Lacerda (448 km a Oeste de Cuiabá) e a droga estava no bagageiro do transporte. No dia 1º de julho, foram outros 111.405 kg de droga, apreendidos em Conquista D"Oeste. A operação Sentinela foi iniciada no dia 08 de março de 2010 e é um esforço conjunto da PF com as Forças Armadas, Força Nacional, Secretaria de Segurança Pública dos estados, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM).
Desde que foi deflagrada a operação, mais de 330 pessoas foram presas e, só em Mato Grosso, já passam de 650 quilos de pasta base de cocaína aprendidos em diversos flagrantes.
Comentários