Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 06 de Agosto de 2010 às 21:03

    Imprimir


Os médicos do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, 59, anunciaram ontem que detectaram um linfoma cancerígeno no chefe de Estado. O câncer foi diagnosticado casualmente depois de Lugo se submeter a uma cirurgia para a retirada de um nódulo na virilha, na última quarta-feira.

Matilde Campodonico/AP - 8.dez.09
Ex-bispo católico, Fernando Lugo deixou a Igreja para concorrer à Presidência do Paraguai, em 2006
Ex-bispo católico, Fernando Lugo deixou a Igreja para concorrer à Presidência do Paraguai, em 2006



O linfoma se encontra "felizmente, em estágio inicial", segundo o médico Alfredo Boccia. Ele falou à imprensa ao lado da ministra da Saúde do país, Esperanza Martínez, na residência presidencial, em Assunção.

A ministra disse que o presidente viajará ao Brasil na próxima terça-feira para fazer novos exames no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e só então os médicos decidirão o tratamento adequado. Segundo a ministra paraguaia, por uma "gentileza" do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Sila, Lugo será atendido em São Paulo pela mesma equipe que tratou da candidata à Presidência, Dilma Rousseff. Ela teve o mesmo tipo de câncer do presidente paraguaio.

Boccia, porém, disse que a forma convencional para combater o linfoma são sessões de quimioterapia a cada três semanas durante três meses ou mais.

Antes de a equipe médica anunciar o linfoma, assessores de Lugo haviam dito que ele já havia retornado às atividades oficiais e que se recuperava bem da cirurgia. A retirada do nódulo não havia sido anunciada previamente. Em janeiro deste ano, o presidente já havia sido operado da próstata pelos mesmo médicos.

Ex-bispo católico, Lugo assumiu a Presidência em 15 de agosto de 2008 e deixa o governo em 2013. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/119912/visualizar/