Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 05 de Agosto de 2010 às 17:50
Por: Rodrigo Vargas/de Cuiabá

    Imprimir


O Ministério Público Federal de Mato Grosso denunciou políticos e empresários de Juína (740 km de Cuiabá) sob acusação de sequestro, cárcere privado e constrangimento ilegal contra um grupo de jornalistas e ambientalistas que tentava produzir um documentário sobre os índios enawene nawe.

Entre os denunciados, estão o ex-prefeito Hilton Campos (PR), o ex-presidente da Câmara Municipal Francisco de Assis Pedroso (DEM) e o ex-presidente do Conselho de Segurança Municipal Natalino Lopes dos Santos.

O episódio ocorreu no município entre os dias 20 e 21 de agosto de 2007 e envolveu um fotógrafo brasileiro, dois jornalistas franceses e integrantes das ONGs ambientalistas Greenpeace e Opan (Operação Amazônia Nativa).

O grupo estava hospedado em um hotel da cidade e se preparava para seguir em direção à Terra Indígena Enawene Nawe quando, pela manhã, foi surpreendido por uma manifestação que cercou o estabelecimento.

"Os fazendeiros, empresários e autoridades da cidade cercaram o hotel onde estavam hospedados os repórteres e ambientalistas e exigiram que eles se retirassem do município", diz, em nota, o MPF.

Impedidos de seguir viagem, os jornalistas e ambientalistas foram então levados à Câmara Municipal para que explicassem sua presença na região.

Ao final da sessão, segundo a denúncia, o grupo foi levado de volta ao hotel e, no dia seguinte, escoltado em direção ao aeroporto da cidade.

CONVERSA

O ex-prefeito Hilton Campos disse que responderá à ação com "tranquilidade". "Não houve nenhuma agressão ou cárcere privado. Agora, nunca vou deixar de defender um povo que abriu isso aqui há 30 anos e que pode perder tudo por causa de 370 índios que já têm 740 mil hectares", disse.

O vereador Francisco de Assis Pedroso disse à reportagem que participou do episódio na condição de "mediador". "Era o presidente da Câmara e foi apenas nesta condição que atuei. Tanto é que ofereci o plenário da Câmara para um debate pacífico", disse.

Para Pedroso, os ambientalistas "são muito folgados". "Eles tinham de se apresentar à cidade, explicar o que vieram fazer. Esse povo daqui já sofreu demais. Se você se colocar no lugar deles, vai entender a reação."

A reportagem deixou recados na empresa do ex-presidente do Conselho de Segurança Municipal Natalino Lopes dos Santos. Ninguém ligou de volta. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/120067/visualizar/