Mercado digital é tendência no setor gráfico
Em todo o mundo, o novo negócio da impressão tem se baseado na sofisticação de produtos e serviços com tecnologia digital, ampliando as potencialidades de um segmento que até muito recentemente era absolutamente orientado à tecnologia offset. Hoje, tanto a indústria gráfica quanto o mercado corporativo estão muito atentos às enormes oportunidades de negócio ligadas à comunicação dirigida e ao marketing de relacionamento, por exemplo, impulsionando a demanda pela tecnologia digital.
De 2007 para cá, o crescimento no mercado de impressão foi de cerca de 45% e, segundo especialistas do setor, para que as empresas continuem competitivas, alguns fatores serão fundamentais. “Prazos de entrega, impressão em mais cores, e-commerce, integração tecnológica, solução de impressão de fotos digitais, entre outras, serão fatores imprescindíveis”, ressalta Jardel Nunes, analista de sistema e gerente nacional de Aplicações da Xerox, que esteve em Cuiabá, nesta quarta-feira, 04, para o evento PrintXow – Tendências do Mercado Digital, realizado pela h.print e Xerox.
De acordo com o analista, a expectativa para os próximos 10 anos é de que os prazos de entrega sejam cada vez mais curtos, cerca de 35% dos trabalhos deverão ser entregues em até 24 horas; 75% do material será impresso de quatro a cinco cores; as soluções de impressão de fotos digitais e venda pela internet será realidade para muitas empresas. “Neste cenário, a impressão digital se mostra mais flexível. Com ela é possível atender pequenas e médias demandas com preços competitivos e com velocidade no cumprimento de prazos”, explica, acrescentando que essa tecnologia tem ajudado o mercado gráfico, complementando nichos e criando novas oportunidades de negócios, vindo somar à impressão off set e não substituí-la.
Tecnologia – Dados do setor demonstram que o processo de impressão digital apresenta maior crescimento entre todos os demais. Motivos não faltam para a migração digital, mas os mais relevantes sempre estão vinculados aos benefícios para a gráfica e para o cliente. Para a gráfica, por possibilitar ofertas de trabalhos nos quais podem obter maior margem de lucro, enquanto a média atual da tecnologia offset é de 3%, os trabalhos digitais estão na casa de 15%. Para o cliente final, a vantagem está na redução de custos, eliminação de estoques, redução de perdas, etc e no aumento de retorno sobre o investimento.
A tecnologia de impressão digital em cores cresce porque empresários e compradores estão cada vez mais conscientes de que não se trata de trocar offset por digital, trocar máquina por máquina. As características digitais abrem possibilidades de atendimento a demandas de clientes que não podiam, ou pelo menos não de maneira economicamente viável, ser atendidas pela tecnologia tradicional.
“Diversas empresas gráficas tradicionais criaram suas divisões digitais de maneira a aproveitar essas oportunidades e estão alcançando seus objetivos com isso. Trata-se de um novo negócio e, como tal, apresenta características, dificuldades e oportunidades, ora dentro do mercado offset, ora fora dele e, ainda, ora complementar a ele”, destaca o gerente comercial da h.print, Joelcio Colombo Júnior.
Estima-se que mais de 80% de todos os trabalhos recebidos por uma gráfica sejam de tiragens inferiores a 5.000 impressos. Nesse volume, as tecnologias de impressão digital apresentam preços altamente competitivos comparados ao offset.
A redução no processo e tempos de produção resulta em entrega quase imediata e a qualidade percebida de impressão é vista como muito boa, respeitadas as características técnicas de cada processo e, em especial, para o cliente final, a qualidade das imagens atuais atende plenamente suas expectativas.
Comentários