Substituir vinho por cerveja diminui ingestão de calorias
Uma nova pesquisa sobre cerveja será apresentada nesta quarta-feira, na abertura de um grande festival de cerveja, no Reino Unido. O estudo defende que a bebida pode ajudar as pessoas a perder peso -quando consumida com moderação. A informação foi publicada no site do jornal britânico "The Independent"
A associação Camra (Campaign for Real Ale), que defende as cervejas inglesas tradicionais, disse que um terço dos homens e mulheres acreditam erroneamente que a cerveja tem mais calorias do que outras bebidas alcoólicas.
Substituir o vinho pela cerveja por apenas uma semana diminuiria o mesmo número de calorias relativo ao que se perde em uma corrida de meia hora, segundo a Camra.
Para o chefe executivo da associação, Mike Benner, a conclusão "é uma grande notícia para, finalmente, sepultar o mito da barriga de cerveja. A principal mensagem que estamos propondo é que, como uma bebida de baixo teor alcoólico, a cerveja pode completar um estilo de vida saudável, se consumida de maneira responsável".
O professor e mestre cervejeiro Charlie Bamforth afirma que "por muitos anos a cerveja tem sido marcada por uma reputação de ser mais engordativa do que outras bebidas alcoólicas, quando na realidade o oposto é verdadeiro".
"A fonte principal de calorias de qualquer bebida alcoólica é o álcool em si, por isso, como a cerveja está na categoria de bebidas com o menor teor alcoólico em média, também é mais baixa em calorias."
O estudo foi publicado para marcar o dia de abertura do Great British Beer Festival de Camra, em Londres.
De acordo com Chris Sorek, chefe executivo da organização Drinkaware, que lida com o consumo devido e indevido do álcool, "esta pesquisa reforça o que já sabemos - muitas vezes as pessoas não têm ideia de quantas calorias ou unidades estão em sua bebida favorita".
Comentários