TRE-MT "barra" mais 21 candidatos; total de indeferidos é de 70
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) julgou 61 pedidos de registros de candidaturas na sessão plenária de hoje e indeferiu 21 pretensos candidatos. Ao todo, o Tribunal já julgou 329 pedidos de candidaturas de um total de 424. Até a data de hoje, 70 pedidos de candidaturas foram indeferidos.
Os candidatos que tiveram pedido negado pelo pleno hoje a deputado estadual foram Braulino Ferreira Rocha, Andreia Maria, Justino Santana Leite, Lilian Karla Caetano Azevedo, Cláudia Regia Batista Silva, José Marques Braga, Sílvio Carlos Duarte Miguel, Noêmia das Graças Veggi, Levi Pires de Andrade, Edson Salgueiro, Celia Aires de Souza, Jardirene Rodrigues da Silva, Erenaide Maria Correa, Marcelo Garcia Rodrigues de Moura, Francisco da Silva Leite, Cici de Matos, Francisco Antonio Vuolo e Adilson Roque Teixeira.
Os candidatos indeferidos para deputado federal foram Francisco Wagner Lopes Simplicio, José Antonio dos Santos Medeiros e Marcelo de Melo Costa.
Segundo informações da assessoria de imprensa do órgão, o presidente do TRE, desembargador Rui Ramos, assegurou que, até a data limite estipulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 05 de agosto, todos os registros de candidatura serão julgados. Os principais motivos que têm levado o pleno do TRE a negar os registros de candidaturas são a ausência de documentos exigidos pela lei, como certidões criminais e cíveis, e a exigência de quitação eleitoral, que não é fornecida para o candidato com contas de campanhas eleitorais rejeitadas.
Outro motivo que inviabilizou a pretensão de vários candidatos foi a falta de comprovação de desincompatibilização, documento exigido para servidores públicos que almejam assumir cargos públicos. Ainda na sessão, o TRE julgou extinto o pedido de candidatura de Francisco Assis de Oliveira, que concorreria ao cargo de deputado federal pela coligação Mato Grosso Melhor pra Você. A decisão atendeu o pedido do partido do candidato, o PDT.
Comentários