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Quinta - 26 de Dezembro de 2013 às 14:41
Por: Camila Cecílio

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Um dos maiores avanços no primeiro ano da gestão do prefeito Mauro Mendes (PSB) foi a pavimentação e recapeamento de diversas ruas de Cuiabá. Dos 94 km atendidos, 14 foram asfaltados e 80 deles recapeados e reperfilados por meio do programa Novos Caminhos. O trabalho beneficiou vários bairros e, hoje, a secretaria municipal de Obras Públicas busca a consolidação do projeto.



 
  Além disso, outras iniciativas já estão garantidas para o ano que vem, segundo o secretário Marcelo Padeiro. Isso porque a pasta recuperou projetos que estavam estagnados na Caixa Econômica Federal (CEF) e que, juntos, deve resultar em, pelo menos, 190 km pavimentados até 2015.



 
  Um deles está já aprovado e prevê 124 km de pavimentação em bairros como Jardim Florianópolis, Jardim Vitória, Pedra 90, Jardim União, Novo Paraíso II, Jardim Umuarama, Doutor Fábio e Altos da Serra, com recursos do governo federal com contrapartida do município. Para que seja executado, depende apenas da aprovação da capacidade de endividamento do município, junto a Secretaria do Tesouro Nacional. Em seguida, a Procuradoria Geral da República deve dar o aval para que a Prefeitura de Cuiabá assine o contrato com a CEF.



 
  Outro projeto, que visa a pavimentação de mais 66 km, deve ser analisado em breve pela CEF. A iniciativa faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC II, terceira fase, e deve beneficiar bairros como São Roque, Dom Bosco, Novo Colorado, Jardim Vista Alegre, Real Parque, Nova Esperança III, Jardim Novo Mundo, Jardim Paulicéia, São Sebastião, Osmar Cabral e São João Del Rei.



 
  Padeiro também afirma que a Secretaria já deu ordem de serviço para pavimentar 12,5 km – projeto que também foi resgatado na CEF – em ruas dos bairros Jardim Fortaleza, Novo Milênio, Osmar Cabral, Santa Laura, Novo Colorado, Jardim Paulicéia e Real Parque. Ainda neste ano, serão concluídos 2,5 km de pavimento no Altos do Coxipó e no Jardim Mossoró, ambos na região do Coxipó.



 
  Atualmente, ainda existem cerca de 700 km de ruas sem pavimentação em Cuiabá. Em 2013, a secretaria de Obras Públicas investiu aproximadamente R$ 18 milhões no setor. Enquanto a malha asfáltica não chega, a prefeitura realiza o serviço de tapa buraco. De acordo com Padeiro, o trabalho é contínuo, já que o pavimento está deteriorado.


 
  A intenção da pasta é reduzir os gastos no programa Novos Caminhos. Algumas medidas já têm sido tomadas para conter as despesas, como aluguel de equipamentos a não contratação de empresas com preço fechado. Segundo Marcelo Padeiro, a meta é fazer com que despesas de pavimentação caia em torno de 35%. “Vamos instalar na futura sede da secretaria, no Distrito Industrial, uma usina de massa quente e derivados de concreto para que possamos ter material com custo ainda mais barato”, adianta.


 
  Fundo de pavimentação


 
  A prefeitura estuda a criação do Fundo de Pavimentação para arrecadar recursos com o objetivo de aplicá-los na cidade. Um dos pontos discutidos, por exemplo, é a destinação de parte do IPVA e do ISS das empresas de ônibus para o fundo. A tendência é que o assunto seja debatido com mais intensidade em 2014.




Fonte: RD News

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