PRF recupera em Mato Grosso veículo roubado em São Paulo
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou, ontem, na BR-174, em Cáceres, um Ford Ecosport, placas de São Paulo, que havia sido roubado, em junho. Após abordagem de rotina, os policiais checaram os documentos e identificaram que o veículo estava com placas clonadas. Segundo a assessoria da PRF, os agentes federais descobriram o roubo pela numeração do chassi. O condutor, um homem de 30 anos, foi detido e encaminhado, juntamente com uma mulher, para a delegacia local de Polícia Civil do município.
De acordo com os agentes federais, para tentar burlar a fiscalização da polícia, os criminosos roubam um veículo e utilizam uma placa pertencente a outro, de mesma cor, ano e modelo, ou seja, uma placa clonada. Com isso, caso os policiais façam a fiscalização apenas pela placa não encontrarão nenhuma ocorrência de roubo ou furto e, ainda, verificarão que as informações nos sistemas conferem com as características do veículo.
No entanto, a PRF informa que é possível constatar este tipo adulteração por meio da numeração de chassi, uma espécie de "identidade do veículo". O policial verifica se a numeração gravada no veículo confere com a do documento e com a dos sistemas informatizados. E ainda observa se não há indícios de adulteração na gravação no veículo. Devido a isso, proprietários de veículos que receberam notificações de infrações de trânsito de locais que nunca transitaram devem ficar atentos: podem ter sido vítimas de clonagem de placa.
Comentários