Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Quarta - 04 de Agosto de 2010 às 08:02
Por: Adilson Rosa

    Imprimir


A candidata à Presidência do país, Dilma Rousseff, poderá reunir no mesmo palanque dois candidatos ao governo
A candidata à Presidência do país, Dilma Rousseff, poderá reunir no mesmo palanque dois candidatos ao governo

A candidata à Presidência da República, ex-ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), unirá no Estado as coligações Mato Grosso em Primeiro Lugar, liderada por Silval Barbosa (PMDB), e Mato Grosso Melhor Pra Você, encabeçada por Mauro Mendes (PSB). Em reunião da Executiva regional do PT, realizada na manhã de ontem, foi estabelecido o dia 13 deste mês para instalação do Comitê Suprapartidário de Dilma, em Cuiabá, que unirá as forças dos dois adversários em torno da campanha nacional do PT.

Entretanto, ainda não foi discutida uma eventual participação de Silval e de Mauro no palanque suprapartidário para alavancar a candidatura de Dilma em Mato Grosso. De antemão, ocorrem as conversações entre os líderes de partidos aliados de Silval e do empresário Mauro Mendes. Na próxima sexta-feira está prevista uma reunião ampliada entre todos os presidentes das legendas que compõem a base de sustentação, no Estado, do projeto nacional do PT.

Nesse cenário estão inclusos o PMDB e o PSB. Pela posição nacional das legendas, caberá ao governador e ao empresário abrirem espaço em suas agendas de campanha para unir discurso em torno da eleição de Dilma. Presidente da Câmara Federal, o deputado Michel Temer (PMDB) é o vice na chapa nacional do PT. O PSB, por sua vez, abriu mão da construção de projeto próprio para respaldar o nome da ex-ministra. Em contrapartida a sigla amarrou com o PT apoio nos estados para candidatos do PSB ao governo.

O PMDB também requisita apoio por entender que está em posição de destaque na chapa nacional. Dessa forma, o chefe do Executivo estadual e Mauro Mendes disputam o apoio de Dilma e também sua participação no palanque das majoritárias do PMDB e do PSB. Mesmo ciente da participação do PSB no contexto da disputa nacional, o governador aposta no respaldo integral da presidenciável para sua candidatura. O líder do PSB rebate a opinião de Silval, ao assegurar que Dilma fará parte de sua campanha na corrida pelo comando do Palácio Paiaguás.

Apesar das controvérsias, é certo que o clima de acirramento entre eles terá que dar lugar para o afunilamento das posições em razão da campanha nacional que visa eleger Dilma à Presidência da República. Na direção regional do PT, o estreitamento das duas coligações majoritárias é visto com naturalidade. Entre os nomes confirmados para a reunião de sexta-feira está o do presidente estadual do PSB, deputado federal e candidato à reeleição Valtenir Pereira. Na reunião da Executiva regional também ficou entendido que o Comitê Suprapartidário terá a missão de “convergir” as duas coligações para um projeto maior, que é assegurar colaboração para a vitória de Dilma. No comitê serão realizadas as ações políticas e definição de estratégias para implementar os trabalhos nos 141 municípios do Estado. Inicialmente, está marcado o dia 13 para lançar o comitê suprapartidário.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/120264/visualizar/