Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Terça - 03 de Agosto de 2010 às 16:35
Por: Jéssica Benitez

    Imprimir


Os eleitores que estiverem fora de seus domicílios eleitorais no dia da votação tem uma alternativa além de justificar o voto. A novidade que ganhou o nome de "voto em trânsito", permite aos eleitores votar para presidente da República em qualquer uma das 27 Capitais do Brasil. Aprovada durante a minireforma eleitoral em 2009 e regulamentada em março deste ano pela Justiça Eleitoral, a medida tem como objetivo fazer com que o maior número de eleitores participe das eleições, já que em 2006, mais de 8 milhões de pessoas deixaram de votar por estar fora de sua cidade.

Para quem pretende viajar ou reside fora do lugar onde vota, é preciso procurar um cartório eleitoral até o dia 15 de agosto, para informar em qual cidade estará em 3 de outubro, levando o título de eleitor e o documento de identidade. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após a confirmação o eleitor não poderá votar em nenhuma outra seção, nem mesmo no seu domícilio eleitoral de origem.

O primeiro eleitor a requerer o voto em trânsito foi o presidente do TSE, o ministro Ricardo Lewandowski. No cartório da 18ª Zona Eleitoral, em Brasília. Lewandowski, que tem domicílio eleitoral em São Paulo, levou 20 minutos para solicitar o procedimento, por conta de problemas no sistema operacional. O TSE garantiu que a situação já foi normalizada.

Todas as Capitais terão urnas exclusivas e os locais de votação vão estar dispiníveis nos sites do TSE e TREs em 5 de setembro. Entretanto, a legislação eleitoral exige que a Capital tenha recebido pedidos de voto em trânsito de, no mínimo, 50 eleitores. Caso alguma não atinja esse número, a habilitação será cancelada e os eleitores deverão votar em sua seção de origem ou justificar o voto.

Em Cuiabá, o local para a votação será no Ganha Tempo localizado no centro, onde serão instaladas urnas para a recepção dos votos, denominadas mesas receptoras de votos em trânsito. Até agora, 47 eleitores se cadastraram na Capital.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/120340/visualizar/