Repórter News - reporternews.com.br
Brasil Eleições 2012
Terça - 03 de Agosto de 2010 às 15:44

    Imprimir


O site de campanha do vereador e cantor Netinho de Paula (PC do B-SP), que concorre a uma vaga no Senado na chapa do PT, estava oferecendo ingressos para shows do candidato a eleitores que respondessem corretamente um quiz, espécie de jogo de perguntas e respostas, sobre a vida dele. A prática pode configurar crime eleitoral.

Pelo menos uma pessoa chegou a ser premiada. A assessoria de imprensa admitiu que o site estava oferecendo ingressos a eleitores, mas argumentou que a premiação foi colocada no ar sem o aval da coordenação da campanha.

"A empresa que faz o site fez isso sem nos comunicar, sem a nossa autorização. Assim que soubemos, tiramos do ar", afirmou a assessoria de Netinho.

O site de Netinho foi impossibilitado de receber acessos por volta das 13h de hoje, e permanecia assim até as 16h. "Vamos nos reunir com a equipe jurídica, e só então definiremos o que fazer com o site", informou a assessoria.

Procurado pela Folha, o ex-presidente STF (Supremo Tribunal Federal) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Carlos Velloso disse que, em tese, a premiação de eleitores no site vai contra a legislação eleitoral. "O candidato não pode oferecer nenhum bem para o eleitor. Ingresso vale dinheiro, pode configurar compra indireta de votos. Em tese, é passível de punição", avaliou.

No último Datafolha, Netinho apareceu com 19% das intenções de votos. Aplicada a margem de erro, de dois pontos percentuais, estaria empatado com Orestes Quércia (PMDB) e o senador Romeu Tuma (PTB), na segunda colocação.

Se configurado o crime eleitoral, o candidato do PC do B pode ter o registro de candidatura cassado. Para que a Justiça avalie o caso, é preciso que um partido ou o Ministério Público apresente denúncia. "A Justiça não age de ofício, precisa ser provocada", explicou Velloso. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/120346/visualizar/