Cáceres: Nelores expostos entram para o ranking nacional
A Grande Cáceres não concentra apenas o maior rebanho bovino do país. O gado da raça Nelore criado na região tem um dos maiores e melhores padrões genéticos do Brasil. Isso ficou comprovado durante o julgamento da raça realizado durante a 45ª Expoagro no dias 23 e 24 de julho. O evento contou pontos para o ranking da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). Um total de 41 concorrentes dos estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo e do Mato Grosso do Sul se inscreveu para a disputa, sendo 12 expositores e 29 criadores.
A disputa reuniu 94 animais, 35 machos e 59 fêmeas, e o gado da região sudoeste de Mato Grosso foi eleito o melhor na maioria dos quesitos avaliados pelo juiz da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e da Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Carlos Alberto Celestino (Betão).
Na competição entre expositores, por exemplo, dentre os três primeiros colocados ficaram animais das fazendas Porto do Campo, de Lambari D’Ooeste, e Furna Linda, de Mirassol D’Oeste, esta última do empresário Francis Mariz Cruz, presidente do Grupo Cometa.
A região teve o mesmo desempenho na disputa entre os 29 criadores, inclusive conquistando o primeiro lugar com animas da Fazenda Porto do Campo, do empresário Argeu Fogliato. O título de melhor expositor ficou com o produtor Delmar Saul Salton, da Fazenda Sarandi, de São José do Rio Claro. Ele é o proprietário da fêmea Graciosa FIV DO IF, grande campeão da disputa.
Comentários