IBGE diz que transmissão de dados do censo começou sem problemas
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou nesta segunda-feira que o processo de recenseamento da população começou sem problemas em todo o país. Até o fim da manhã de hoje, 170 dos 7 mil postos do Censo 2010 já haviam transmitido dados para a sede, no Rio.
"Tivemos uma demonstração de que o sistema está funcionando de norte a sul do país", disse o coordenador de planejamento e acompanhamento do censo, Alceu Vanzella.
O chefe da unidade estadual do IBGE no Rio, Romualdo Rezende, afirmou também que o censo começou com uma alta taxa de adesão dos recenseadores. Segundo ele, apenas cerca de 1% dos 191.972 selecionados não passou no teste final ou desistiu de trabalhar. Eles serão substituídos por outras pessoas que participaram do processo seletivo e já estão em treinamento.
Rezende afirmou ainda que estão sendo distribuídos em prédios e condomínios cartazes com informações e foto da pessoa que fará o recenseamento naquela região. O objetivo é facilitar o acesso dos trabalhadores, que poderão ser identificados também pelo colete, crachá e boné com o logotipo do censo, além do computador de mão usado para a coleta de dados dos moradores.
Em três meses, os recenseadores visitarão cerca de 58 milhões de domicílios nos 5.565 municípios do país. Em 27 de novembro, o instituto divulgará o primeiro resultado do censo: o número total de habitantes do país, dividido por sexo e por zona rural ou urbana.
Comentários