Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Segunda - 02 de Agosto de 2010 às 11:12
Por: Priscila Hauer

    Imprimir


Para que os mais de 2 milhões de eleitores mato-grossenses possam escolher os 24 novos deputados estaduais, 8 federais, 2 senadores, além de governador e presidente, o Tribunal Regional Eleitoral terá que disponibilizar 8.148 urnas eletrônicas para abastecer as 6,5 mil seções eleitorais espalhadas pelo Estado, conforme o secretário de Tecnologia da Informação, Ailton Lopes, e o técnico judiciário do TRE Franklânio Maciel. Dessas, 7.968 já estão no depósito do TRE e o restante serão enviadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Os locais de difícil acesso são prioridades no cálculo das urnas de contingência. Em alguns casos, o máximo de 10% a mais por município não nos oferece segurança”, disse o técnico judiciário Frank César Busatto, ao explicar a quantidade de urnas a mais disponíveis por seção.

Mato Grosso adquiriu 3.250 novas urnas, modelo 2009. Mesmo assim, o recurso de leitura biométrica delas ainda não será utilizado este ano no Estado pela falta de cadastramento dos eleitores. “É uma mudança cultural que deve demorar 10 eleições para entrar dentro deste conceito de identificação em todo o Brasil. Ao menos é o que prevê o governo federal”. Com a nova urna mudam os critérios de segurança na hora de votar, com um risco de fraude bem menor, já que o eleitor será identificado pela foto na tela, tanto do mesário quanto da urna em que ele estiver votando. Outra novidade é o visor colorido. “Essa será a primeira grande diferença que o eleitor vai perceber”, analisa Frank. Esse novo modelo também tem entrada para cartão magnético visando a mudança com a unificação prevista na documentação.

Na hora da contabilização dos votos a segurança também aumenta. É que cada urna tem uma chave específica que é a identificação dela, uma espécie de assinatura digital. Assim, quando os dados forem transmitidos para o TSE, automaticamente, é verificado se ela esta devidamente cadastrada. Os disquetes também são coisas do passado. Agora, as máquinas possuem entradas para dois cartões, o de memória de resultado, com 128 MB, para gravar todas as informações que devem ser processadas na máquina e também a quantidade de votos, além do "Flash Card", um cartão com 512 MB para armazenar todas as informações da placa mãe da máquina. “Com todos esses recursos, fecha o ciclo e o cerco para qualquer tido de tentativa de fraude. Se estiver previsto, por exemplo, 400 votos em uma seção e aparecer 401, a máquina vai acusar a diferença”, conclui. 

 
Técnico judiciário Frank César Busatto mostra as urnas eletrônicas e explica que novos modelos são mais seguros. (Fotos: Josinei Moreira)





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/120521/visualizar/