Marketing se prepara para embate na TV
Dias antes do início do horário eleitoral gratuito, as equipes de marketing intensificam as gravações dos programas dos candidatos ao governo de Mato Grosso. Mesmo apostando na internet e mídias sociais - uma nova tendência para ampliar a base eleitoral -, os candidatos não se esquecem de reforçar seus projetos nos meios de comunicação tradicionais.
Pesquisa realizada pelo Datafolha aponta que a TV é a principal fonte de informação dos eleitores brasileiros. Dos entrevistados, 65% apontaram esta mídia como preferida para conhecer as propostas dos candidatos.
A mesma pesquisa revela que os jornais aparecem em segundo lugar, com 12%, e a internet e o rádio empatados em terceiro, com 7%. Conversas com amigos e familiares são apontadas por 6%. A publicidade começará a ser veiculada no dia 17 e os candidatos ao Governo começam suas inserções na TV e Rádio no dia seguinte.
Nesta fase pré-horário eleitoral gratuito, os postulantes investem nas viagens, caminhadas e passeatas na Capital e interior do Estado. Passos que serão reproduzidos ao longo da campanha.
Marqueteiro do governador Silval Barbosa (PMDB), Carlos Rayel faz mistério sobre o conteúdo do primeiro programa do candidato à reeleição. Ele conta que “Silval já gravou muitas externas”, que deverão ser tão exploradas quanto às propostas feitas em estúdio. De olho na boa avaliação de final de mandato do ex-governador Blairo Maggi (PR), a equipe de marketing de Silval deve explorar a imagem do republicano no programa do candidato ao governo. “O Silval foi vice do Blairo Maggi. Isso significa que ele tem participação no sucesso que é este governo”, disse Rayel. A estratégia da equipe eleitoral do peemedebista é “vender” um governador municipalista, que irá “avançar ainda mais”. Para tal intento, o programa será “recheado” de imagens com os “investimentos macro”, exploradas na campanha institucional do governo Maggi.
Nos 7 minutos e 46 segundos de cada programa, o marqueteiro do PMDB garante que não sobrará espaço para ataques pessoais aos adversários. “O foco é na proposta do candidato”, reforçou Carlos Rayel. A coligação “Mato Grosso em Primeiro Lugar” pretende gastar até R$ 30 milhões com a campanha de Silval Barbosa.
Embora esteja na posição de oposição, o candidato Wilson Santos (PSDB), optou por uma campanha propositiva. Ele garante que não vai atacar – pelo menos, no início do embate. A estratégia da equipe eleitoral do tucano será apresentar um candidato que busca soluções para os problemas do Estado. “Temas como saúde, educação e segurança pública precisam ser amplamente debatidos. Para sustentar as críticas, o candidato apresentará soluções”, afirmou o jornalista Mauro Camargo, um dos responsáveis pela campanha do PSDB estadual.
Embora mantenha também suspense sobre os primeiros programas, Mauro Camargo adianta que Wilson já gravou externas. Sua equipe vem buscando depoimentos de eleitores por onde o candidato passa. Pelas próprias declarações do tucano, pode-se prever foco na saúde pública, já que desde o período de pré-campanha Wilson diz que mostrará a “real situação da saúde no Estado”. Sua equipe de campanha percorreu unidades de saúde pública nos quatro cantos de Mato Grosso para contrapor as críticas dirigidas ao atendimento no pronto-socorro de Cuiabá enquanto Wilson esteve na prefeitura. O tucano alega que o “caos” se instalou no hospital porque ele recebe demanda de todo Estado, carente de atendimento.
A equipe de marketing deve também imprimir na campanha o apelo popular de Wilson Santos. Em 2008, quando disputou reeleição na prefeitura de Cuiabá, ícones da cultura local, figuras conhecidas da “cuiabania” e música regional personalizaram toda a campanha do candidato. A estratégia conquistou a simpatia do eleitorado que foi convertida em votos. A coligação “Senador Jonas Pinheiro” gastará até R$ 18 milhões na campanha ao governo e Wilson Santos terá cinco minutos e sete segundos de programa no horário eleitoral gratuito.
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