Repórter News - reporternews.com.br
Noticias da TV
Sábado - 31 de Julho de 2010 às 21:41

    Imprimir


O quadro "O Enterro", de Cândido Portinari, que havia sido furtado no dia 14 do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, em Olinda, foi localizado hoje no Rio de Janeiro.

A obra foi encontrada em uma investigação conduzida pela polícias Civis do Rio e de Pernambuco e pela Polícia Federal do Rio, segundo nota da assessoria de imprensa da SDS-PE (Secretaria de Defesa Social de Pernambuco).

Leonardo Jorge da Silva, de 25 anos, foi preso em flagrante na avenida Atlântica, em Copacabana, quando carregava uma bolsa com o quadro, que mede 0,23m 0,33m. Também foram encontradas outras 50 gravuras e litogravuras que pertencem ao acervo da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A apreensão foi feita pelo departamento de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio da PF.
O outro envolvido, Leonardo Bispo da Silva, também de 25 anos, havia sido preso na quarta-feira. Os responsáveis pelo caso ainda estão investigando se os dois jovens também participaram no momento do roubo.

No dia 16, a Polícia Civil de Pernambuco identificou de quem eram as impressões digitais encontradas em um pedaço de fita adesiva usado no furto, mas não divulgou mais informações.

Pesquisadores que integram o Projeto Portinari, da PUC-RJ, foram chamados para reconhecer a autenticidade da obra. Avaliado em R$ 1,2 milhão, o quadro foi pintado em 1959 e faz parte da fase conhecida como "série azul" de Portinari.

A tela fazia parte da coleção do jornalista Assis Chateaubriand (1892-1968) e havia sido doada por ele para compor o acervo que originou o museu, em 1966. A pintura chegou a entrar na lista das obras de arte mais procuradas pela Interpol. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/120616/visualizar/