Diabetes na gravidez eleva risco de doença em futura gestação
Mulheres que desenvolveram diabetes gestacional têm mais chance de ter a doença em uma futura gravidez.
O risco também cresce conforme o número de vezes que a mulher desenvolveu o problema: ele aumenta 41% após uma gestação com diabetes e 57% após duas.
O dado é de um estudo que avaliou as gestações de quase 80 mil mulheres entre 1991 e 2008. O artigo foi publicado no "American Journal of Obstetrics and Gynecology" por cientistas do Kaiser Permanente Southern California Medical Group, nos EUA.
O diabetes gestacional costuma aparecer a partir do segundo trimestre da gestação. Embora não leve a defeitos no bebê, se não for bem controlado pode afetar a saúde da mãe e do filho.
Os autores reconhecem que não levaram em conta fatores como estilo de vida e peso das voluntárias, o que pode limitar as aplicações da descoberta.
Sabe-se que sobrepeso e obesidade, que afetam aproximadamente uma em cada três americanas em idade fértil, contribuem para o desenvolvimento do diabetes.
A identificação precoce das mulheres com perfil de risco pode ajudar a controlar a doença.
Por isso, o American College of Obstetrics and Gynecology e a Associação Americana de Diabetes recomendam que pessoas no grupo de risco (e isso inclui mulheres com histórico de diabetes gestacional) sejam aconselhadas sobre os benefícios de mudanças no estilo de vida como modificações na dieta e controle de peso.
Comentários