Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 17 de Agosto de 2013 às 08:09
Por: THIAGO ANDRADE

    Imprimir


Segundo Nilson Leitão, relatório aponta para uma ‘bagunça’ nas finanças estaduais e ao endividamento excessivo do govern
Segundo Nilson Leitão, relatório aponta para uma ‘bagunça’ nas finanças estaduais e ao endividamento excessivo do govern
Com vistas às eleições de 2014, o bloco oposicionista, composto por PSDB, DEM E PPS, deve apresentar um relatório que aponta um “rombo” nas finanças do Estado durante a gestão do governador Silval Barbosa (PMDB). 


 
Para o deputado estadual e presidente regional do PSDB, Nilson Leitão, o Estado sofre por ineficiência dos gestores. O tucano aponta para uma “bagunça” nas contas do governo e a realização de empréstimos, para ele, desnecessários. “Os números financeiros fatalmente não serão nada simpáticos”, afirma. 


 
Segundo o deputado, houve um endividamento exagerado durante os últimos três anos, o que traz preocupação à classe política. Ele pondera, no entanto, que os números devem ser avaliados com cuidado. 


 
“Os números apresentados são uma verdadeira bagunça, os dados precisam ser mais bem organizados, um site com as informações de forma clara ajudaria”, pontua, em referência à criação de um portal da transparência. 


 
Apesar das obras visando à realização da Copa de 2014 e do programa MT Integrado, no campo da logística, o deputado federal afirma que pouca coisa mudou. Para ele, o governo Silval não foi eficiente, uma vez que não teria elegido prioridade nas obras estruturantes. 


 
Leitão critica ainda a contratação de empréstimos para estes empreendimentos. “Pegam R$ 1,5 bilhão emprestado para construir o VLT de Cuiabá/Várzea Grande, e R$ 1,5 bilhão para o MT Integrado, que deve ligar todo o Estado por rodovias pavimentadas, sendo que já existe o Fethab para isso”. 


 
A afirmação remete às denúncias de desvio de finalidade dos recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) que, segundo Leitão, realmente estariam sendo aplicados no pagamento dos salários dos servidores. 


 
Os dados completos do relatório devem ser apresentados pelo partido em outubro, um ano antes das eleições. O tucano planeja realizar um seminário na Assembleia Legislativa para revelar o conteúdo na íntegra. 


 
De posse dos resultados os partidos que compõem o bloco de oposição devem discutir a sucessão estadual, com base nos arcos de alianças a nível nacional. 


 
“Sabemos que os dados não são animadores, mas queremos mostrar que é possível mudar essa realidade. Não sonhamos em conquistar um Estado rico, mas queremos mostrar que com trabalho e eficiência é possível mudar”, afirma Leitão. 


 
CANDIDATURA – A realização do levantamento aponta para uma possível estratégia do PSDB para fortalecer uma candidatura própria ao governo do Estado, que deve ser protagonizada pelo próprio Leitão. O assunto, no entanto, ainda é alvo de debate dentro da sigla e depende de determinação da Executiva Nacional.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/12068/visualizar/