Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 31 de Julho de 2010 às 08:35
Por: Dhiego Maia

    Imprimir


Um palmo de sombra que seja em Cuiabá é motivo de disputa para muita gente. Em pleno inverno, Cuiabá registra temperatura média de 30ºC e umidade relativa do ar que beira a de desertos. Ontem, por exemplo, a Capital apresentou 30% de umidade – o segundo menor índice dos últimos três meses, segundo dados do 9º Distrito de Meteorologia, responsável pelas medições climáticas de Mato Grosso.

O mês de julho também já contabiliza cinco alertas de baixa umidade relativa do ar. No dia 25, a situação ficou ainda pior, quando o ar apresentou nível de 26% de umidade. Em dias como esse, a saída não pode ser outra que a hidratação. É assim que o segurança, Adriano Nunes Benides (67) faz, sempre que pode, para se livrar dos efeitos nocivos da baixa umidade. Sentado e com uma garrafa cheia de água gelada a tiracolo, Benides toma tereré e ao mesmo tempo sabe que está tomando conta da saúde. “O segredo é tomar bastante água sempre na sombra”, relata.

Os cuidados não se restringem apenas à ingestão de água. O mototaxista, Donizeth de Jesus (49) já teve problemas por trabalhar ao longo do dia debaixo do sol. “Já senti a minha vista embaçada e o nariz seco várias vezes”, aponta. Esse desconforto, em especial, nas mucosas, é um sinal dado pelo organismo de que o nível de hidratação está baixo. Outras doenças respiratórias, como rinite e sinusite, também podem aparecer em decorrência da baixa umidade.

O problema é tão sério que escolas de ensino da Capital sempre suspendem a prática das atividades físicas durante os períodos mais críticos. Locais altamente urbanizados, com déficit de cobertura vegetal e solo altamente impermeabilizado, contribuem, sobremaneira, para o agravamento do problema. A avenida da Prainha é um exemplo. Nos pontos de ônibus, as pessoas se ajuntam debaixo das coberturas para se proteger do sol. Em um desses locais, a vendedora ambulante Laura Izabel Casasinky (47) comemora. “Quanto mais quente melhor. Vendo todos os dias uma média de seis potes de sorvete por dia”.

TEMPERATURA - Na madrugada deste domingo é esperada uma frente fria para Mato Grosso e as temperaturas podem cair para 15ºC, isso trará uma breve melhora à umidade, que chegará ao índice ideal, de 60%.






Comentários

Deixe seu Comentário