Apoio declarado por um grupo de Primavera do Leste provocou discussões internas no Democratas, que apoia o tucano Wilson
DEM reage e nega baixas na campanha
Sob o comando do senador Jayme Campos, o DEM dá resposta ao grupo político adversário, liderado pelo candidato à reeleição Silval Barbosa (PMDB). Instigada pela informação de que haveria “debandada” de democratas para o bloco do PMDB, a direção do Democratas reage e avisa que “é único o caso ocorrido em Primavera do Leste”.
Ontem o partido divulgou nota à imprensa com a lista dos novos componentes do diretório na cidade. Com a mudança, o DEM assegura que as 141 representações em Mato Grosso respaldam a chapa majoritária encabeçada pelo ex-prefeito Wilson Santos (PSDB) – numa demonstração contundente de que o partido marcha unido em torno da candidatura do tucano.
Ex-presidente da legenda no município, Eraldo Fortes deixou a sigla para se aliar ao projeto majoritário encabeçado por Silval. A posição dele gerou crise no DEM, que temia os reflexos da decisão para a aliança formada entre o partido e o projeto próprio do PSDB. A informação de que o então dirigente municipal da legenda deixaria o DEM para migrar para o grupo adversário, colocou o senador Jayme Campos em posição de contra-ataque.
Na semana passada o líder do partido convocou reunião na sede da legenda para determinar um diagnóstico no Estado sobre a posição política dos gestores municipais.
A direção estadual foi a responsável pela elaboração de uma mapa urgente sobre o quadro. Todos os 141 diretórios municipais foram compactados. Eraldo, segundo informações, foi cooptado pelo presidente regional do PP e vice na chapa de Silval, Chico Daltro. Recentemente, ele fez questão de anunciar, ao lado do governador e de Daltro, sua posição de apoiar o projeto próprio do PMDB. Ele chegou a ser citado, por membros do grupo político do chefe do Executivo estadual como uma espécie de “bandeira” – para a deflagração de novos aliados do PMDB oriundos do DEM.
Fonte do Democratas afirma que diante do ocorrido a direção regional tomou a decisão de buscar um entendimento, visando assegurar a continuidade da unidade da legenda sobre o respaldo para Wilson Santos. Partiu de Eraldo a decisão de se desfiliar do partido para reafirmar apoio para Silval Barbosa. O fato levou a direção regional a solicitar reunião entre os membros do diretório municipal, para discutir o assunto. O encontro resultou na substituição de quatro, incluindo Eraldo, membros da direção municipal. O DEM afirma que o levantamento realizado pela legenda confirma que apenas esse “pequeno” grupo deixou a sigla por posições políticas diferentes. Existe entendimento na legenda de que cabe aos diretórios municipais reafirmar a decisão do partido em relação à coligação nas eleições de 2010.
O diretório municipal de Primavera do Leste é formado por 46 membros. Em reunião realizada na cidade, na quinta-feira, foi escolhido o vereador Volnei Lorezon, para a presidência da sigla, em substituição a Eraldo.
Comentários