Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 31 de Julho de 2010 às 07:21
Por: Ana Rosa Fagundes

    Imprimir


Deputados estaduais recomeçam as atividades do ano a partir de segunda-feira; mas sessões, só na terça-feira
Deputados estaduais recomeçam as atividades do ano a partir de segunda-feira; mas sessões, só na terça-feira

As atividades da Assembleia Legislativa de Mato Grosso retornam nesta segunda-feira depois de 15 dias de recesso. Já a primeira sessão deste semestre só acontece na terça-feira, a partir das 17h. Devido à proximidade da eleição as sessões deliberativas serão concentradas às quartas-feiras. Todos os 24 deputados são candidatos nesta eleição.

O Congresso Nacional e a Câmara de Vereadores de Cuiabá também retomam os trabalhos na próxima semana. Dos 11 representantes de Mato Grosso que formam a bancada federal apenas o senador Jayme Campos (DEM) não disputa a eleição deste ano, já que ainda tem mais de quatro anos de mandato. Os demais tentam um novo mandato.

Na Câmara de Vereadores da Capital, embora os parlamentares ainda estejam na metade do mandato, seis deles disputam uma vaga na Assembleia Legislativa. São eles: Lúdio Cabral (PT), Francisco Vuolo (PR), Deucimar Silva (PP), Levi de Andrade (PP), Domingos Sávio (PMDB) e Ivan Evangelista (PPS).

Os parlamentares estaduais também terão que conciliar os trabalhos legislativos com a campanha. Dos 24 parlamentares titulares da Assembleia, 21 vão tentar a reeleição, um será candidato a deputado federal e dois serão candidatos a vice-governador.

O deputado Dilceu Dal Bosco (DEM) será o vice na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Wilson Santos (PSDB). Dilceu possui liderança reconhecida na região norte do Estado.

Já o deputado Otaviano Pivetta, que já pediu licença do cargo para se dedicar à campanha, é candidato a vice do empresário Mauro Mendes (PSB). Ele tem grande força política na região médio norte mato-grossense, tendo sido duas vezes prefeito de Lucas de Rio Verde e saindo da prefeitura com alto índice de aprovação da população.

As divergências sobre as candidaturas majoritárias, sobretudo na Assembleia e na Câmara de Cuiabá, devem ser o principal foco das discussões em plenários – pelo menos até outubro próximo.

Antes mesmo do recesso, em julho passado, os parlamentares empregaram a maior parte das sessões plenária para defender seus respectivos candidatos ao governo do Estado. A queda-de-braço aconteceu tanto na Câmara de Cuiabá quanto no Legislativo estadual.

O deputado petista Ságuas Moraes será o único dessa legislatura da Assembleia a tentar uma vaga de deputado federal.

Antes de saírem para o recesso, os parlamentares votaram a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2011. A peça encaminhada pelo governo estadual à Assembleia Legislativa tem uma estimativa global de receita e despesa de R$ 10,6 bilhões. A LDO norteia a elaboração da Lei orçamentária Anual (LOA), que estima as receitas que o governo espera arrecadar durante o ano e fixa os gastos a serem realizados com tais recursos no próximo.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/120706/visualizar/