Municípios de Mato Grosso são beneficiados com instalação de agroindústrias
Cerca de 700 pequenas agroindústrias foram adquiridas e 500 já estão à disposição dos 141 municípios de Mato Grosso. Os equipamentos e, em alguns casos, as bases físicas (imóvel) foram adquiridas com recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário – Prodesa e Governo do Estado de Mato Grosso e totalizam R$ 12 milhões. Parte da verba é resultado de uma emenda parlamentar do ex-senador Jonas Pinheiro, falecido em 2008.
Na primeira etapa do projeto foram definidas quais e onde seriam instaladas as pequenas agroindústrias de farinha, minilaticínio, resfriadores de leite, fábrica de açúcar mascavo, casa do mel, processadores de frutas e máquinas de arroz, milho, café e ração.
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, Pedro Ferreira de Souza, disse que a instalaçao das agroindústrias vai fomentar o desenvolvimento econômico nos municípios. “O investimento vai gerar emprego, renda e melhorar a qualidade de vida dos pequenos produtores”, assinalou.
Segundo o gerente de Desenvolvimento Econômico da AMM, Edson Justino dos Reis, parte do recurso, cerca de R$ 8 milhões, já foi usada para a compra de equipamentos. Em alguns municípios, como Mirassol D’Oeste e São José dos Quatro Marcos, as pequenas fábricas já estão funcionando. Em Mirassol foram entregues 10 resfriadores de leite e uma farinheira e em Quatro Marcos, uma fábrica de açúcar mascavo e quatro resfriadores. “Temos ainda outra parte dos equipamentos que já está à disposição dos prefeitos para que seja levada para os municípios”, explica.
Na segunda etapa do Prodesa será discutida a implantação dessas agroindústrias e será feita uma espécie de check list, ou seja, uma confirmação com os municípios beneficiados para saber se existe realmente a vocação e as condições financeiras para a implantação da pequena fábrica, com base na legislação da ANVISA. O Fórum Estadual de Secretários de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo realiza, em agosto, uma série de encontros para discutir a implantação dessas agroindústrias. Serão realizadas reuniões com representantes dos 15 consórcios de desenvolvimento de Mato Grosso.
A primeira reunião será realizada no dia 4 de agosto, às 9 horas, na Câmara Municipal de Porto Esperidião (326 km a oeste de Cuiabá) e irá reunir os prefeitos integrantes dos Consórcios Complexo Nascente do Pantanal e Vale do Guaporé. A segunda reunião está marcada para o dia 9 de agosto, às 9 horas, no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, em Cuiabá.
No encontro com prefeitos do Consórcio Vale do Rio Cuiabá, um dos assuntos em pauta será a central de comercialização da agricultura familiar, que fica em Várzea Grande. A intenção é propor o envolvimento dos órgãos de pesquisa e assistência técnica para que disponibilizem técnicos para dar suporte aos pequenos produtores durante todo processo de produção e comercialização. Até o final do ano, a 3º etapa do Prodesa será licitada e toda verba será usada para a compra das pequenas agroindústrias.
Comentários