Mês deve fechar com 285 mil carros vendidos; março tem recorde de 353 mil unidades
Venda de carros é a segunda melhor do ano em julho
Julho deve terminar como o segundo melhor mês em vendas para o setor automotivo. A estimativa é da agência Auto Informe, com base nos números do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).
Até esta quinta-feira (29), foram vendidas 265.158 unidades de automóveis e comerciais leves. As vendas diárias estão na média de 12.627 carros, 7,1% a mais do que no mês passado, quando foram vendidos 11.786 carros por dia. A previsão é encerrar o mês perto das 285 mil unidades.
O número só ficaria atrás dos registrados em março. Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o terceiro mês de 2010 encerrou com 331 mil veículos novos produzidos e vendas na casa das 353 mil unidades.
A Auto Informe diz que o crescimento de vendas de automóveis e comerciais leves em relação a junho deve ficar em torno de 13%. Na comparação com o ano passado, a previsão é de aumento de 6,5% nos negócios.
Recordes seguidos
A produção de veículos neste ano poderá bater recordes seguidos até dezembro e fechar o ano com mais de 3,4 milhões de carros fabricados. A avaliação de Cledorvino Belini, presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), é de que esses números podem ser puxados pela retomada das exportações.
No primeiro semestre do ano a produção cresceu 19,1%, passando de 1,47 milhões para 1,75 milhões, e já é o melhor número para o setor desde o primeiro semestre de 2008.
No período que antecedeu a crise financeira, o setor automotivo encerrou com mais de 1,68 milhão de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus fabricados.
- Esperamos que o mercado feche este ano com uma produção de mais 3,4 milhões de unidades, o que seria um recorde histórico. As exportações devem crescer em torno de 11%, chegando a 530 mil unidades vendidas e faturamento de R$ 16,1 bilhões (cerca de US$ 9,2 bilhões).
Até agora, o setor viu as vendas externas crescerem 78,1% frente ao mesmo período do ano passado. Em quantidade de veículos exportados, as vendas totalizam 357.513 unidades.
Comentários