Serão 37 mil pessoas mobilizadas pelo TRE
A pouco mais de dois meses das Eleições Gerais, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) já executou boa parte das ações de logística que visam garantir tranquilidade e segurança aos 2.095 milhões de eleitores de Mato Grosso.
Com uma extensão territorial de mais de 906 mil quilômetros quadrados, Mato Grosso possui 7.059 seções eleitorais, das quais 83 estão situadas em locais de difícil acesso. Para garantir o pleito eleitoral nos quatro cantos do Estado o órgão se utiliza de locação de aeronaves, barcos e caminhonetes traçadas, além de requisição de veículos extras para o transporte de urnas, materiais e deslocamento de pessoal.
Para cada um destes locais será deslocado um técnico de transmissão via satélite, que será responsável por transmitir os dados armazenados na urna eletrônica para a central de apuração e totalização dos votos.
A urna eletrônica e os equipamentos de transmissão via satélite possibilitaram a totalização das eleições em tempos recordes, fato este que, sem a utilização dessas tecnologias, poderia levar dias para ocorrer.
Ao todo, cerca de 37 mil pessoas estarão envolvidas no dia da eleição, entre mesários (convocados e voluntários), servidores (efetivos, requisitados e cedidos), oficiais de justiça, juízes eleitorais, magistrados, escrutinadores, membros das juntas apuradoras, técnicos de urna e transmissão via satélite, coordenadores dos locais de votação e parceiros (polícias Civil, Militar e Federal, Corpo de Bombeiros, Exército e Funai). Para os 1.560 locais de votação foram convocados 23.236 mesários.
Para facilitar aos eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral, o TRE possibilitou o voto em trânsito em qualquer capital brasileira. Os eleitores que se habilitarem para votar fora do seu domicílio só poderão votar na capital indicada ou terão que justificar o seu voto em qualquer seção eleitoral caso não esteja no local cadastrado.
Os presos não-ondenados, ou seja, que estão provisoriamente sem liberdade, mas devem, por lei, também poderão exercer o direito do voto. Os presos de Mato Grosso foram cadastrados até o dia 5 de maio, totalizando pouco mais de 600 eleitores aptos a votar no próximo pleito, entre presos provisórios e menores infratores, distribuídos em Cuiabá e outros 11 municípios do Etado. (com Assessoria)
Comentários